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Sonae investe 76 milhões em inovação

Por a 11 de Outubro de 2011 as 12:51

A Sonae – através do seu universo de empresas Sonae MC, Sonae SR, Sonae RP, Investment Management, Sonae Sierra, Sonaecom, Sonae Capital e Sonae Indústria – investiu, em 2010, 75,9 milhões de euros nas áreas de investigação, desenvolvimento e inovação (I&D+I), representando este valor um crescimento de 5% face ao ano anterior.

O investimento efectuado, a par da política activa de fomento da inovação, permitiu o surgimento e implementação de diversos projectos de elevado valor acrescentado no universo das empresas Sonae, com alguns dos projectos a serem premiados no FINOV – Fórum de Inovação da Sonae.

Os prémios Sonae Innovation Awards de 2011 premiaram os projectos Mega Picnic Continente 2011 – O Campo na Cidade na área de retalho alimentar (Sonae MC), a Máquina de Testes de Equipamentos da Worten no retalho especializado (Sonae SR), o Optimus Connect que fomenta a comunicação entre equipamentos de telecomunicações (Sonaecom), o Sistema GUIO que facilita a visita de pessoas com deficiência visual aos centros comerciais (Sonae Sierra), o Best Practice Forum para partilha das melhores práticas operacionais na produção de painéis (Sonae Indústria) e o Sistema de Controlo de Refrigeração SRS desenvolvido pela Selfrio (Sonae Capital).

Luís Filipe Reis, presidente do FINOV, refere que “a Sonae encara a inovação como parte da sua cultura, sendo um vector estratégico para o desenvolvimento dos seus negócios e para a sua diferenciação nos vários países e mercados onde opera”.

O também administrador da Sonae acrescenta ainda que “a abertura da Sonae à inovação colaborativa já está a dar os seus frutos, como se pode comprovar pelos projectos premiados e deixa-nos confiantes em relação ao futuro na missão de fazer inovação com pessoas e para as pessoas”.

Durante a realização do FINOV houve ainda tempo para debater de que forma a inovação pode contribuir para o crescimento económico de Portugal e para o desenvolvimento das suas empresas e organizações. Sob tema escolhido, “Open Innovation: The power of All”, Juan Enriquez, fundador do Life Sciences Project da Harvard Business School, salientou a importância da tecnologia e das ciências da vida como forma de superar a crise económica actual, enquanto Stephen Shapiro, especialista em inovação e autor de quatro livros sobre esta temática, entre os quais o best seller “24/7 Innovation”, reforçou a ideia de que mais importante do que alcançar uma inovação é criar uma cultura que estimule o aparecimento da inovação, nomeadamente juntando diferentes sensibilidades no processo e criando uma cultura efectiva de inovação.

 

 

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