FMCG Homepage Marcas Newsletter

Portugal Exportar: incentivar as PMEs nacionais a apostar na exportação

Por a 11 de Outubro de 2011 as 16:50

Com um programa intensivo de sessões práticas e networking que permitirá aos empresários participantes acederem a um conjunto diversificado e completo de ferramentas de apoio ao processo de internacionalização das suas empresas, o Portugal Exporta, evento que se realiza dia 13 de Outubro, no Centro de Congressos de Lisboa, tem por finalidade incentivar as empresas que ainda não exportam a iniciar o seu processo de exportação e apoiar as empresas que já exportam a efectuá-lo de forma sistemática, conquistando e diversificando os seus mercados de destino.

O programa contempla um total de 26 workshops, 45 cafés temáticos, 10 espaços dedicados à consultadoria internacional e uma ampla área de networking que funciona como plataforma de partilha de informação e aconselhamento ao processo de internacionalização.

Os workshops irão focar-se na apresentação de estudos e análise de oportunidades em mercados com potencial para as empresas portuguesas – é o caso de Moçambique, Cabo Verde, Brasil, Angola, Europa, EUA, Chile, México, Colômbia, China, Turquia, Timor, Marrocos e Argélia.

Além disso, serão abordadas questões práticas como a gestão da mobilidade, a localização das prestações de serviços, o IVA, a inovação e a tecnologia, não esquecendo de perspectivar as oportunidades dos sectores da alimentação, construção, turismo, mar e florestas.

No que diz respeito ao panorama exportador, de assinalar que Portugal assistiu, em 2010, a uma recuperação das exportações face a 2009, beneficiando de um aumento da procura internacional e da recuperação económica dos seus principais parceiros comerciais. A conjugação destes factores levou a um crescimento nas exportações de bens e serviços, mais expressiva na componente de bens (15,7%), do que nos serviços (7,7%).

As maiores variações positivas em valor verificaram-se nas vendas para Espanha, Alemanha, França e EUA, que em conjunto representaram 50% da subida global verificada em 2010.

Já este ano, as exportações de bens e serviços têm mantido a tendência de crescimento, evidenciando os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) – no período de Maio a Julho de 2011 – que as exportações aumentaram 14,9% em relação a 2010, enquanto as importações subiram 0,2%, contribuindo, assim, para um desagravamento do défice da balança comercial no montante de 1, 395,8 mil milhões de euros.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *