Bebidas Destaque Homepage Newsletter

O maior negócio cervejeiro da história?

Por a 7 de Outubro de 2011 as 15:20

Segundo o portal IG, a AB InBev está a preparar a maior fusão no mundo da cervejeira. Nada mais nada menos que unir a primeira e segunda cervejeiras do mundo: AB InBev e SABMiller.

Num negócio que os analistas avaliam em 80 mil milhões de dólares (cerca de 60 mil milhões de euros), a “nova” AB InBev controlaria um terço do mercado de cerveja do planeta, isto três anos depois da InBev ter comprado a Anheuser-Busch, dona da marca Budweiser.

O certo é que a mera possibilidade desta realidade se concretizar fez com que as acções da SABMiller disparassem 7% na bolsa de Londres, representando a maior subida nos últimos três anos.

De relembrar que a SABMiller, que detém marcas como a Grolsch ou Peroni, comprou, em Setembro passado, a australiana Foster’s por cerca de 7,5 mil milhões de euros.

De acordo com o portal IG, a AB InBev deve utilizar a AmBev, no Brasil, para comprar SABMiller, isto porque a AmBev está muito mais valorizada na bolsa brasileira do que a própria AB InBev, cujas acções são negociadas na Bélgica.

Apesar de nenhuma das partes comentar um hipotético negócio, os analistas da Bloomberg Busnessweek afirmam que o negócio faria sentido, devido às sinergias entre as duas cervejarias.

Contudo, existem analistas que admitem que “pagar 80 mil milhões de dólares num momento de mercado tão volátil parece uma tarefa difícil e tal acordo estratégico parece contradizer os comentários da administração da AB InBev”, referiu um analista da MF Global ao site Exame brasileiro.

Por enquanto tratam-se de meros rumores, mas é sabido que onde há fumo, mais tarde ou mais cedo poderá haver fogo.

Maiores cervejeiras mundiais
Anheuser-Busch InBev
SAB Miller
Heineken
Carlsberg
Molson Coors Brewing Company
Modelo
Tsingtao Brewery
Beijing Yanjing
Femsa
Kirin

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *