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Promotion3E aumenta vendas de electrodomésticos energeticamente mais eficientes

Por a 5 de Outubro de 2011 as 13:18

Promover o aumento do consumo de electrodomésticos e equipamentos domésticos com classes energéticas mais eficientes (A, A+ e A++), de forma a diminuir o consumo energético, foi o objectivo alcançado pelo projecto europeu Promotion 3E – The Promotion of Energy- Efficient Appliances in Europe (http://www.promotion3e.ips.pt), que contou com a participação de 12 parceiros de oito países da União Europeia (Portugal, Espanha, Irlanda do Norte, França, Grécia, Itália, Alemanha e Polónia). Financiado pelo programa europeu Intelligent Energy for Europe (IEE2), o Promotion3E teve a coordenação da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal do Instituto Politécnico de Setúbal (ESTSetúbal/IPS) e foi iniciado em Outubro de 2008, em Setúbal, tendo terminado no início de Setembro deste ano. As conclusões do projecto foram divulgadas recentemente durante o seminário internacional de encerramento do projecto.

O Promotion3E surge no seguimento da política europeia aplicada à energia e que visa o aumento da eficiência energética de forma a alcançar os objectivos propostos para a Europa 2020 e que prevê a redução de 20% de emissões, 20% de energia e 20% de energia de fonte renovável. Relatórios internacionais dão conta que 44% do consumo de energia eléctrica no sector doméstico é proveniente de electrodomésticos e de outros equipamentos eléctricos, pelo que urge desenvolver actividades que promovam a utilização de electrodomésticos e equipamentos mais eficientes, o que passa, em grande parte, pela implementação de medidas que melhorem a qualidade e a eficácia da informação disponível aos consumidores nas lojas.

Neste sentido, a estratégia do Promotion3E foi centrada na formação dos vendedores de electrodomésticos, assumindo que um cliente bem informado irá optar por electrodomésticos energeticamente mais eficientes (máquinas de lavar roupa, máquinas de secar roupa, máquinas de lavar loiça, frigoríficos, fornos eléctricos, equipamentos de ar condicionado, lâmpadas), apesar de terem um custo mais elevado e uma maior complexidade, derivada de um maior número de funcionalidades.

De facto, os argumentos de venda na loja, por parte dos colaboradores, são considerados pela maioria dos consumidores como um dos principais factores de informação e de decisão de compra, pelo que se torna essencial que as lojas tenham técnicos de vendas qualificados e que saibam aconselhar o consumidor sobre as vantagens energéticas e ambientais adjacentes à aquisição destes equipamentos.

Como resultado da implementação do projecto Promotion 3E foram assinados 456 protocolos com retalhistas instalados na Europa. O projecto foi implementado em cerca de 580 lojas e formou 1.110 vendedores (quase 39% em sistema de e-learning). Entre as lojas participantes 390 foram qualificadas, as quais passaram a ser promovidas na plataforma Web do projecto, para além de terem recebido material promocional e etiquetas com as melhores práticas para serem afixadas nos electrodomésticos.

Em Portugal, o projecto foi desenvolvido pela ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida – (centro de ligação às lojas participantes em Portugal), AREAC-Agência Regional de Energia e Ambiente do Centro, FS- Factor Social e ESTSetúbal/IPS. No total foram rotuladas 124 lojas, das insígnias Worten, JCA, Montiléctrica, Mafricentro, M. Jorge, e formados mais de 500 vendedores.

Os resultados do Promotion3E são animadores ao revelarem uma subida da quota de mercado dos electrodomésticos eficientes (A, A+ e A++), nomeadamente um aumento de 44% nos frigoríficos, 17% nas máquinas de lavar louça, 13% nos fogões eléctricos e 13% nos equipamentos de ar condicionado.

 

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