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Sonae junta 800 pessoas para debater inovação

Por a 3 de Outubro de 2011 as 15:17

A Casa da Música (Porto) será durante um dia – 10 de Outubro – o local de debate entre especialistas nacionais e internacionais relativamente à forma como a inovação pode contribuir para o crescimento económico de Portugal e para o desenvolvimento das suas empresas. Entre os oradores encontram-se Juan Enriquez, fundador do Life Sciences Project da Harvard Business School, e Stephen Shapiro, especialista em inovação e autor de quatro livros sobre esta temática, entre os quais o best seller “24/7 Innovation”.

No FINOV – Fórum de Inovação da Sonae, que este ano reforça o tema central da edição deste ano do FINOV – “Open Innovation: The power of All”, estarão 800 pessoas, reunindo parceiros de negócio, representantes de universidades e grupos de investigação, convidados institucionais e colaboradores de todas as áreas de negócio da Sonae, que contribuirão para um maior debate e troca de ideias. Entre os parceiros presentes encontram-se organizações nacionais e internacionais, como é o caso das empresas Alcatel-Lucent, Compta, Ericsson, Fujitsu ou Huawei.

Luís Reis, presidente do Fórum de Inovação da Sonae, destaca que “no actual momento é preciso olhar para o futuro e perceber de que forma o País e as empresas podem agir para promover o crescimento económico e a geração de riqueza para a sociedade. A inovação desempenha um papel fundamental neste processo e deve ser o catalisador para a modernização e reestruturação do tecido económico e empresarial do País”.

Além disso, o também administrador da Sonae salienta ainda que “a inovação é um dos valores da cultura Sonae que promovemos activamente, o que nos tem permitido ser criativos e desafiadores, vencendo muitas barreiras que enfrentamos no desenvolvimento da nossa actividade”.

Luís Reis conclui que “a capacidade criativa não é um talento especial que aparece em algumas pessoas dotadas, não é um esforço individual. Criar é um acto de trabalho com os outros, depende da interacção de ideias, requer percepções e formas diferentes de avaliar as realidades e a informação. Nas organizações, são os colaboradores e as equipas que melhor conhecem os produtos, os serviços e os processos, sendo eles a principal fonte de geração das novas ideias. Para que a inovação aconteça é necessário um contexto organizativo propício e os níveis de motivação adequados. Confiança, respeito e envolvimento são os valores necessários a essa dinâmica”.

 

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