FMCG Homepage Marcas Newsletter

Panorama da exportação em Portugal

Por a 26 de Setembro de 2011 as 14:04

Portugal assistiu em 2010 a uma recuperação das exportações portuguesas face a 2009, beneficiando de um aumento da procura internacional e da recuperação económica dos principais parceiros comerciais.

 

A conjugação destes factores levou a um crescimento nas exportações de bens e serviços, mais expressiva na componente de bens (15,7%) do que nos serviços (7,7%).

Em 2010, manteve-se uma evolução no sentido de uma maior diversificação, registando-se uma gradual redução do peso da UE na última década, em contraponto com o aumento das vendas para países terceiros que representaram ¼ do total. As maiores variações positivas em valor verificaram-se nas vendas para Espanha, Alemanha, França e EUA que, em conjunto, representaram 50% da subida global verificada em 2010.

Em 2011, as exportações de bens e serviços têm mantido a tendência de crescimento. Segundo os mais recentes dados apresentados pelo Instituto Nacional de Estatística, no período de Maio a Julho de 2011, as saídas e as entradas de bens registaram, face ao período homólogo de 2010, aumentos de 14,9% e 0,2% respectivamente, determinando, assim, um desagravamento do défice da balança comercial no montante de 1 395,8 milhões de euros.

Neste período, destacam-se os acréscimos das exportações de material de transporte e acessórios (+25,5%) e dos fornecimentos industriais (+20,3%), face a igual período do ano anterior.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *