Sagres entra no Brasil em 2012 com estratégia de nicho
Alberto da Ponte, CEO da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas (SCC), confirmou ao Brasil Económico que a cerveja Sagres vai estar à venda nos cafés e supermercados brasileiros em 2012.
As baterias estão apontadas nesta fase inicial para os mercados do Rio de Janeiro e da região Nordeste.
A estratégia da Sagres no Brasil passa por “ocupar nichos de mercado abertos no mercado brasileiro”. Mesmo que se tratem apenas de nichos de mercado, estes podem significar mais do que o total de vendas da Sagres em Portugal, assegura Alberto da Ponte.
A Sagres vai ser produzida nas 8 fábricas da Heineken, que controla a SCC, no Brasil. Tirar partido dos canais de distribuição da Femsa, distribuidora da Coca-Cola, adquirida pela cervejeira holandesa no ano passado, é mais um dos objectivos.
A marca portuguesa é a 4ª mais vendida pela Heineken no Mundo, com vendas de 4,5 milhões de hectolitros.
O mercado brasileiro de bebidas está ao rubro: a competitividade está a aumentar com fusões de empresas e a entrada de novos produtos.
A mais recente novidade é a entrada da Budweiser no Brasil. Controlada pela Ambev, apostou no segmento premium, com preço entre 15% e 30% acima da média. A compra da Schincariol pela japonesa Kirin também se concretizou este ano.