Destaque Distribuição

Apenas 6% dos portugueses vai comprar livros escolares em segunda mão

Por a 25 de Agosto de 2011 as 11:23

A maioria dos portugueses (99%) prefere adquirir os livros escolares em papelarias e opta pelos manuais prontos a estrear.


Segundo um estudo recente do Observador Cetelem, a utilização de livros em segunda não é um hábito entre os portugueses. Apenas 6% dos inquiridos com filhos em idade escolar pretende recorrer a livros em segunda mão no próximo ano lectivo.

A maioria dos inquiridos, cerca de 57%, prefere repartir a compra dos livros pelo ano lectivo. Os restantes 43%  compram todos as obras escolares num único momento.

Como as despesas com o material escolar tem lugar sempre em Setembro, as famílias planeiam com  antecedência os gastos, “comparando os preços e faseando a compra destes artigos”, conclui a pesquisa

As papelarias são um local privilegiado para a compra deste tipo de artigos (99%), mas os consumidores utilizam também massivamente os hiper e supermercados (80%), nomeadamente os pais com filhos em idade escolar (83%).

Um total de 7% dos entrevistados admite recorrer à Internet. A compra online de livros escolares é um comportamento mais consolidado junto do segmento dos jovens que estão a estudar (18%) do que nos indivíduos com filhos em idade escolar (apenas 4%).

A análise, realizada em colaboração com a Nielsen, baseia-se num inquérito quantitativo a 600 indivíduos de Portugal Continental, de ambos os sexos, dos 18 aos 65 anos, entre o período de 27 a 29 Junho. O erro máximo é de +0,4 para um intervalo de confiança de 95%.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *