FMCG Marcas

Nestlé adquire posição maioritária em empresa chinesa por 1,2 mil milhões

Por a 12 de Julho de 2011 as 16:21

A Nestlé anunciou recentemente um acordo de parceria com a família fundadora da Hsu Chi Fu, um fabricante e distribuidor de produtos de confeitaria na China, sedeada em Singapura, pelo qual adquire 60% do capital, enquanto a família Hsu ficará com os 40% restantes, mantendo-se o actual CEO e presidente, Chen Hsu, à frente da “nova” companhia.

O negócio, avaliado em 1,7 mil milhões de dólares (cerca de 1,2 mil milhões de euros), aproxima a maior companhia alimentar do mundo à tão desejada meta de ter 45% das vendas provenientes de mercados emergentes na próxima década.

O portfolio da Hsu Fu Chi inclui produtos doces, cereais, bolos e confeitaria tradicional chineses, empregando a empresa 16 mil funcionários.

De acordo com o comunicado da Nestlé, os produtos da Hsu Chi Fu são adaptados às necessidades e hábitos dos consumidores chineses, complementando o portfólio de produtos da Nestlé existentes na China, que inclui produtos culinários, café solúvel, água engarrafada, leite em pó e produtos para o sector alimentar.

Em 2010, Hsu Chi Fu obteve uma facturação de 566 milhões de euros e uma margem EBIT de 17,3%, operando com quatro fábricas de larga escala na China.

De referir que a Nestlé está em território chinês há mais de 20 anos e opera em 23 fábricas, dois centros de distribuição e emprega 14 mil pessoas. Em 2010, obteve vendas na ordem dos 2,4 mil milhões de euros, através de marcas como a Nescafé, Nan e Maggi, e das locais, Totole, Haoji e Dashan.

Para o CEo da Nestlé, Paul Bulcke, “esta parceria reforça de forma significativa a nossa presença na China, combinando as marcas fortes e carteira de produtos a preços acessíveis da Hsu Fu Chi à nossa inovação e capacidade de renovação, suportadas pelos nossos centros de I&D na China”. O responsável pelo maior grupo alimentar do mundo, refere ainda que “a parceria demonstra um compromisso a longo-prazo com o país, aumento a nossa possibilidade de fazer crescer o nosso portfólio de marcas internacionais e locais neste mercado assinalado pelo dinamismo”.

 

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