Distribuição

Metro preparada para vender cadeia Real

Por a 24 de Junho de 2011 as 17:15

Ao que avança o Lebensmittel Zeitung, o grupo alemão Metro, detentora da Makro e Media Markt, entre outras insígnias, prepara-se para vender a rede de hipermercados Real, avançando o diário alemão que o grupo retalhista tem estado em conversações com investidores financeiros que se têm demonstrados agradados com um eventual negócio, depois da rede de lojas ter sido completamente remodelada e colocado em prática um programa de reestruturação e redução de custos.

No entanto, nada de concreto existe, já que a Metro – que pretende vender a rede na sua totalidade – ainda só deu início ao processo de apresentação de propostas. Um dos pontos difíceis que é, contudo, avançado, prende-se com o alto valor das rendas pedido pelos proprietários das localizações das lojas Real, na medida em que, na sua maioria, as lojas não estão situados em terrenos detidos pelo grupo Metro.

Devido à lei da concorrência o jornal alemão adianta que os compradores deverão ser estrangeiros, citando a possibilidade da Wal-Mart estar entre os interessados, embora os analistas reconheçam esta como uma hipótese pouco viável, uma vez que os norte-americanos tiveram uma experiência pouco positiva anteriormente.

No entanto, os analistas também reconhecem que a Wal-Mart encara o mercado alemão de forma diferente, adiantando que a maior cadeia de retalho do mundo está, actualmente, mais flexível em termos de formatos, merchandising e gestão.

Uma aquisição por parte da Wal-Mart é por muitos também vista como um primeiro passo para uma posterior expansão para a Europa Central e de Leste, com países como a Polónia e Rússia a ocupar a liderança nos interesses norte-americanos.

Esta não seria, de resto, a primeira vez que a Wal-Mart optaria pela compra como porta de entrada para um determinado mercado e os analistas vê este possível interesse como muito possível, já que dinheiro para investir não falta ao maior retalhista mundial, bem como o interesse de entrar no tão atractivo mercado de Leste.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *