FMCG Marcas

Bruxelas estende proibição de fosfatos aos detergentes para loiça

Por a 15 de Junho de 2011 as 14:18

A proposta de proibição do uso de fosfatos em detergentes domésticos a partir de 1 de Janeiro de 2013 deve ser alargada aos detergentes para a loiça domésticos em 2015, revelou recentemente a Comissão do Meio Ambiente. Os fosfatos aumentam o poder de limpeza, mas também incentivam o crescimento de algas em detrimento de outra vida aquática, causando “marés verdes”.

Os deputados saudaram o plano da Comissão para a proibição do uso de fosfatos, bem como a intenção de restringir a outros compostos de fósforo nos detergentes para a roupa a partir de 1 de Janeiro de 2013 (os compostos de fósforo devem ser permitidos somente se não ultrapassarem 0,5 gramas por carga de máquina de lavar roupa normal).

O comité, contudo, inseriu emendas que estendem a proibição e restrição de fosfato de compostos de fósforo a detergentes domésticos para máquinas automáticas a partir de 2015.

Além disso, a Comissão seria obrigada a avaliar, até o final de 2016, em primeiro lugar, se a proibição e restrição deve ser estendida para uso industrial e institucional de detergentes, e, em segundo lugar, se o limite de concentração de fósforo composto pode ser reduzido para detergentes para roupa de uso doméstico e para lavar louça.

Os fosfatos lançados para a água causam o crescimento de algas à custa de outra vida aquática. Esse fenómeno, conhecido como “eutrofização”, pode causar “marés vermelhas”ou “marés verdes”. As principais fontes de descarga de fosfato em águas superficiais são a agricultura e os esgotos, aparecendo os detergentes em terceiro lugar.

O volume de fosfatos a entrar no mar provenientes de outras fontes que não os detergentes também deve, segundo a Comissão, sofrer um “corte drástico”, a fim de proteger o ambiente marinho.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *