Destaque FMCG Marcas

Fábrica portuguesa da PepsiCo/Matutano é exemplo ambiental

Por a 6 de Junho de 2011 as 9:34

A fábrica da PepsiCo/Matutano no Carregado é considerada uma das melhores fábricas da companhia na Europa pelas práticas seguidas a nível ambiental no que toca a eficiência energética e redução dos consumos de água. Constituindo uma das três fábricas europeias da PepsiCo com melhor rácio de consumo de energia, algumas das iniciativas da unidade portuguesa têm sido, inclusivamente, exportadas para outras unidades da multinacional.

Nos últimos quatro anos, com a implementação de várias medidas, inseridas na filosofia “Resultados com Responsabilidade” (Performance with Purpose), a multinacional obteve a redução em 5% dos consumos de energia, o que equivale a uma poupança 400 MWh, o suficiente para garantir o normal funcionamento de 100 habitações portuguesas ao longo de um ano.

Entre as medidas para reduzir o consumo de energia eléctrica contam-se a instalação de 200 unidades de captação de energia eléctrica em algumas áreas da fábrica ou a introdução de luminárias de alta eficiência (com a potência unitária duas vezes inferior às anteriores), a que se acrescentou um sensor de luminosidade para ajustar o fluxo luminoso e consequente redução do seu consumo.

A preocupação com a redução de consumo estendeu-se ainda ao gás natural, onde foi substituído o permutador de calor da linha principal de batatas fritas por um permutador de calor de alta eficiência, 16% mais eficiente, e ao consumo de água onde, na linha principal de batata frita foi instalado o projecto-piloto “Net Zero Water” que fez a companhia poupar 136.600 m3 de água, o equivalente a cerca de 50 piscinas olímpicas.

Além disso, neste momento, mais de 98% dos resíduos sólidos são reciclados ou valorizados: o amido é valorizado na indústria do papel, o cartão é reciclado, os óleos residuais do processo são valorizados nas indústrias do sabão e biodiesel e as lamas da ETAR são utilizadas na valorização de solos agrícolas.

Também na área do tratamento de efluentes foram instalados variadores de velocidade nas turbinas de arejamento da ETAR, o que resultou no aumento da eficiência energética da estação em cerca de 10%.

A par destes projectos, a PepsiCo/Matutano está envolvida em vários programas ambientais, onde o destaque vai para a recuperação e reflorestação de 20 hectares na Mata do Lameiro, uma zona da Serra de Montejunto devastada pelos incêndios em 2003.

 

 

Um comentário

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *