Bebidas

Mariano Guemes, líder da Nestlé Waters: “Fidelizar é um dos grandes desafios”

Por a 27 de Maio de 2011 as 11:00

A Nestlé Selda lidera o mercado das águas de garrafão em Portugal. Com cerca de 60 mil watercoolers instaladas, a marca domina sobretudo o segmento empresarial, onde detém 60% de quota.

 

Hipersuper (H.): Qual a aposta da Nestlé para o Verão?

Mariano Guemes (M.G): Apostar na qualidade e melhoria contínua do nosso produto, comercializado sob a marca Selda, mas também em produtos adicionais da família Nestlé, como o café Buondi, Sical e Dolce Gusto. Embora o café seja mais consumido no Inverno, para o Verão a Dolce Gusto apresenta uma variedade de bebidas diferentes, como Nesquik, Nestea e as novas cápsulas Sical e Buondi, que também comercializamos para os nossos clientes, oferecendo assim uma gama mais variada de produtos.

 

H: O objectivo é aumentar as vendas?

M.G.: Vamos manter a estratégia comercial e de marketing: encontrar soluções adaptadas às necessidades dos clientes actuais e potenciais, com ofertas de modelos de máquinas variadas com diferentes design modernos e apelativos, campanhas de produtos adicionais, dando a conhecer a oferta de águas e cafés e campanhas especiais para novos clientes. Temos ainda um novo modelo que gostaríamos de relançar, a máquina de bancada para o lar, sendo que é ainda um projecto incipiente, que poderá ter lugar apenas na zona de Lisboa. Esperamos, mesmo neste contexto económico, aumentar ligeiramente as nossas vendas face ao ano passado.

 

H: Quais as perspectivas para esta época estival?

M.G.: O mercado das águas é muito sazonal e é no Verão que atinge o maior pico de vendas ao longo do ano, com início em Maio até Setembro (período de maior calor). Assistimos também a uma maior migração de bebidas açucaradas para bebidas saudáveis como a água. A Nestlé Waters Direct assume-se como empresa de Hidratação Saudável, “The Healthy Hydration Company” e, nesta altura, estamos preparados aumentando o volume de garrafões produzidos normalmente para conseguir satisfazer o acréscimo de pedidos.

 

H: Que desafios enfrentam as empresas de bebidas?

M.G.: As empresas de bebidas e alimentação têm agora de ser mais criativas. O consumidor de hoje não decide tendo em conta apenas o que lhe apetece comprar, mas sim o que pode comprar. Neste sentido, há que perceber como ajustar a oferta ao novo perfil do consumidor, mais preocupado, perceber quais são as suas prioridades, de forma a apresentar uma oferta mais de acordo com esta nova mentalidade. Outro desafio é saber fidelizar clientes. Nesta altura, é importante lembrar ao consumidor o que o faz gostar do nosso produto e preferi-lo à concorrência.

 

H: Qual a posição da Nestlé Waters Direct?

M.G.: A Nestlé Waters Direct é líder no mercado das águas de garrafão em Portugal, com cerca de 60.000 watercoolers instaladas, principalmente no segmento de empresas (B2B), onde detemos 60% de quota de mercado. A água provém da nascente dos Sobreiros, em Coruche.

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