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Entrevista a Bandeira Pinto, Director do CascaiShopping

Por a 27 de Maio de 2011 as 9:22

“O mix de lojas é o segredo do sucesso de um Centro Comercial”

Inaugurado há duas décadas, o CascaiShopping foi o primeiro centro comercial do universo Sonae Sierra. Desde essa data, muito se alterou no panorama dos centros comerciais em Portugal, mas na opinião de Bandeira Pinto, director do centro, “o CascaiShopping adaptou-se e procurou sempre antever as necessidades e superar as expectativas dos seus clientes”.

Se há 20 anos, um hipermercado de referência e boas salas de cinema foram contribuições importantes para o sucesso do CascaiShopping, actualmente, a moda surge como essencial no tenat mix. Certo é que, apesar do consumidor português fã incondicional de centros comerciais, a actual conjuntura económico-financeira traz “limitações que naturalmente se reflectem em todas as actividades”, diz Bandeira Pinto, director do CascaiShopping. O centro da Sonae Sierra teve, no entanto, uma performance muito positiva em 2010.

Hipersuper (H): Há 20 anos a Sonae Sierra inaugurava o seu primeiro Centro Comercial em Portugal: CascaiShopping. Que balanço faz destas duas décadas?
Bandeira Pinto (B.P.): A abertura do CascaiShopping em 1991, primeiro grande Centro Comercial da Sonae Sierra em Portugal, foi um marco importantíssimo na expansão, promoção e desenvolvimento do comércio do nosso País e obviamente do concelho de Cascais. Não se encontrava num núcleo urbano, mas estava num concelho muito interessante em termos de rendimento disponível das famílias e era servido por uma boa rede viária, com a A5 – acabada de ser inaugurada – a ligá-lo aos concelhos de Oeiras e Lisboa. Um Centro Comercial em Cascais poderia assim, na altura, servir os residentes desse concelho, bem como os dos concelhos próximos, sendo uma boa alternativa a um Centro Comercial grande que já existia na cidade de Lisboa. Recordo que há 20 anos atrás, Cascais encontrava-se no itinerário que era muito comum ser feito pelos munícipes de Lisboa ao fim-de-semana. No ano da abertura, este Centro criou cerca de 2.000 postos de trabalho e trouxe para o mercado português uma série de marcas e lojas que até então não estavam disponíveis no nosso País. Ao longo destes anos temos adaptado o Centro de forma regular para cumprirmos as necessidades quer dos nossos lojistas quer de quem nos visita. Quem nos visita sabe que aqui encontra uma oferta comercial consistente e diferenciadora. E é por todos estes motivos que fazemos um balanço muito positivo.

H: O que é que as pessoas valorizaram mais aquando da inauguração do CascaiShopping?
B.P.: O CascaiShopping quando abriu era um espaço com uma oferta de lojas muito interessante e simultaneamente um espaço de lazer. Estes dois aspectos foram muito importantes para o sucesso do Centro.

H: E actualmente, quais são as maiores preocupações dos clientes do espaço?
B.P.: O CascaiShopping adaptou-se e procurou sempre antever as necessidades e superar as expectativas dos seus clientes. Apostamos na excelência da oferta e na variedade de lojas e serviços. A única preocupação dos que nos visitam, e é uma preocupação partilhada, é que estes saiam do Centro com as suas necessidades plenamente satisfeitas.

H: Houve necessidade do Centro se adaptar de alguma forma a uma nova realidade com o passar destes 20 anos?
B.P.: A necessidade de adaptação do Centro às novas realidades é permanente. O CascaiShopping moderniza- se de forma a corresponder às tendências de mercado e às expectativas dos visitantes. Procuramos constantemente ir ao encontro das expectativas de conforto e segurança dos visitantes de forma a garantir-lhes a melhor experiência de compras e lazer num espaço comercial. Foi exactamente por isso que acabámos de inaugurar um novo serviço de consultoria de imagem que permite que quem nos visita tenha um aconselhamento profissional e rigoroso sempre que desejar.

H: Fundamental para o sucesso de qualquer Centro Comercial é o mix de lojas. Que importância teve essa escolha, dado tratar-se do primeiro espaço da Sonae Sierra em Portugal?
B.P.: O mix de lojas de um Centro Comercial é determinante para o seu sucesso, diria mesmo que é o segredo do sucesso de um Centro Comercial. Desde a sua abertura em 1991 que o CascaiShopping procurou trazer para o nosso País conceitos de comércio inovadores, foi o caso da insígnia C&A e da McDonald’s que abriram as suas primeiras lojas no nosso Centro. O mix de lojas continua hoje a ser muito importante para o CascaiShopping, e orgulhamo-nos de ser um Centro com uma diversificada e qualificada oferta de lojas e serviços. Ao longo destes anos temos o Centro 100% ocupado com as melhores marcas.

H: Que tipo de lojas não podiam faltar no centro comercial na altura da sua inauguração?
B.P.: Aquando da sua inauguração o grande objectivo do CascaiShopping foi disponibilizar a maior variedade de lojas, produtos e serviços possível. Procurámos desde sempre distinguir-nos com uma oferta ampla quer de lojas quer de serviços. Há 20 anos atrás um hipermercado de referência e boas salas de cinema foram com certeza contribuições importantes.

H: E actualmente, que insígnias/lojas não podem faltar no CascaiShopping?
B.P.: Actualmente, o CascaiShopping tem um mix de lojas extremamente ambicioso na área da moda, que é claramente um dos pontos fortes deste Centro Comercial. Contamos com todos os nossos lojistas e parceiros de negócio para reforçar o nosso posicionamento líder. Sobretudo, o que é importante – e que os nossos parceiros de negócio esperam de nós – é que o Tenant Mix continue a ter uma melhoria progressiva, à semelhança do que se tem verificado nos últimos 20 anos.

H: Que reflexos/consequências tiveram o surgimento de vários centros comerciais após o CascaiShopping?
B.P.: O CascaiShopping mantém desde há 20 anos o seu posicionamento no mercado, mesmo com a abertura de novos concorrentes. Continua a ser um Centro com uma variada oferta de lojas: mais de 200 lojas com uma afluência de visitas constante. Temos uma oferta de lojas na área da moda, decoração e serviços muito diversificada e completa e uma localização e acessos privilegiados. Para além disso, preparamos regularmente iniciativas inovadoras que nos distinguem e diferenciam da concorrência: exemplo disso são as Fashion Weeks que oferecem aos nossos clientes uma selecção das tendências de moda em cada estação e a iniciativa do Fashion 4 You que permite que os nossos clientes usufruam de um serviço de customização totalmente gratuito.

H: Há centros comerciais a mais na região de Lisboa?
B.P.: A oferta comercial na zona de Lisboa é uma mais-valia para o consumidor, uma vez que podem optar pela oferta que lhes for mais conveniente e que vá ao encontro das suas expectativas.

H: Que influência tem a actual conjuntura económica no dia-a-dia do CascaiShopping? Sentem menos visitas?
B.P.: A situação económica global como é conhecida traz limitações económicas e financeiras que naturalmente se reflectem em todas as actividades. No entanto, o desempenho do CascaiShopping, atendendo às suas particularidades (qualidade, quantidade, diversidade das suas lojas, segurança e conforto dos seus visitantes) teve em 2010, uma performance muito positiva.

H: O português sempre foi visto como um “animal” de centro comercial. Esta realidade é correcta ou é muito diferente da europeia?
B.P.: Essa é a realidade que se verifica um pouco pelo mercado europeu excepto em alguns mercados que têm um comércio de rua muito específico.

H: Actualmente, o que é que os visitantes dos centros comerciais valorizam na sua visita ao espaço?
B.P.: Os visitantes do CascaiShopping valorizam sobretudo o seu Tenant Mix. No fundo o que fica na mente do consumidor é a sua experiência de visita, que neste Centro é diferenciadora.

 

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