FMCG Marcas

Venda de tablets deverá crescer mais de 800% em Portugal, diz IDC

Por a 2 de Maio de 2011 as 13:01

*Lusa

O mercado dos tablet PC vai acelerar ao longo de 2011 com um crescimento das vendas superior a 800%, segundo as estimativas da IDC.


O mercado dos tablet PC vai acelerar acelerar ao longo de 2011 com um crescimento das vendas superior a 800%, segundo as estimativas da IDC.

A empresa de serviços de consultoria para os mercados das tecnologias de informação e electrónica de consumo diz que foram vendidos 35 mil tablets em Portugal em 2010, um número que deverá crescer 813% para as 322 mil unidades até ao final do ano.

“Portugal terá um crescimento superior ao esperado para o mercado mundial [de 300%], porque o iPad, que representou mais de 85% deste mercado, só chegou ao mercado nacional no final de 2010”, explicou à Lusa Gabriel Coimbra, Research & Consulting director da IDC em Portugal.

Segundo Gabriel Coimbra, “na Europa e em Portugal a taxa de crescimento prevista para 2011 é maior do que em países como os EUA, onde os tablets estão disponíveis há mais tempo”. O iPad, o gadget da Apple, por exemplo, foi lançado nos EUA em Abril do ano passado.

A IDC prevê que o mercado mundial cresça mais de 300% em 2011 e atinja cerca de 45 milhões de unidades, das quais 22 milhões serão vendidas na Europa, Médio Oriente e África (EMEA). Em 2010, acrescenta, foram vendidos 17 milhões de media tablets em todo o mundo, dos quais seis milhões na região EMEA (Europa Médio Oriente e África).

Segundo o consultor, “os media tablets deverão representar 10% das vendas de portáteis em Portugal”, admitindo que os novos dispositivos, semelhantes a um pequeno computador de ecrã tátil, afectam a venda de portáteis, mas de forma pouco significativa.

“Têm vindo a afectar a venda de portáteis, mas esse feito não é significativo, porque os media tablet são um complemento e não uma substituição. Não os vemos como um substituto dos portáteis”, declarou, considerando que “a quebra das vendas de portáteis resulta da conjuntura económica”.

O mercado dos tablets, de que o iPad é líder, tem vindo a crescer: Samsung, Motorola, Blackberry, LG e HTC são algumas das marcas que também estão a apostar nos dispositivos que permitem ter uma experiência de leitura de jornais, revistas ou livros próxima da leitura em papel, com a vantagem de se poder aceder a conteúdos multimédia.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *