FMCG Vinhos

Mais Verdes na Alemanha e Suíça

Por a 18 de Abril de 2011 as 14:28

Numa acção de charme direccionada para a Europa Central, os Vinhos Verdes apresentaram-se a cerca de 250 profissionais do sector, entre jornalistas, importadores, compradores e restaurantes, com resultados que deixam antever um crescimento das exportações para a Alemanha e Suíça que valeram 8,2 milhões de euros em 2010.

A Alemanha, segundo maior mercado consumidor de Vinho Verde, com 6,6 milhões de euros de volume de vendas, deverá manter a tendência de crescimento do consumo, classificando António Cerdeira, representante da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), de “sucesso” as acções de promoção realizadas em terras germânicas.

Já na Suíça, sétimo destino de exportação em 2010, com um resultado de 1,6 milhões de euros, os representantes das 61 marcas presentes na acção promovida pela CVRVV trouxeram novas encomendas, nomeadamente das empresas Sousa Vins, Amarela e Riesling&Co.

“As perspectivas de curto e médio prazo são, de facto, muito satisfatórias”, sublinha o representante da CVRVV que acompanhou os produtores de Vinho Verde à Suíça e à Alemanha, acrescentando que dois factores contribuíram para “o desfecho muito positivo” da deslocação a Zurique e Berlim.

Primeiro: “As características únicas do Vinho Verde, fresco, jovem e com baixo teor alcoólico, muito apreciadas pelos consumidores suíços e alemães”. Segundo: “A qualidade dos oradores convidados. Em Berlim, o sommelier Hendrik Thoma tem muito prestígio e seguidores um pouco por toda a Alemanha, pelo que facilmente se encheu a sala com jornalistas, sommeliers e importadores. Em Zurique, o seminário foi exemplarmente conduzido pela oradora Béatrice Van Strien”.

Também o enólogo Carlos Teixeira, representante da Quinta da Lixa, um dos produtores que integrou a comitiva da CVRVV, reconhece que “o Vinho Verde vai continuar a crescer nos mercados suíço e alemão”, em virtude do interesse manifestado pelo trade nas acções de Zurique e Berlim.

“No que diz respeito à Quinta da Lixa, o balanço é extremamente positivo, porque não só os restaurantes querem ter os Vinhos Verdes nas suas cartas de vinho, como um médio importador efectuou uma encomenda, que se vai concretizar a breve prazo”, revelou Carlos Teixeira.

Os 23 produtores que levaram mais de 100 marcas de Vinho Verde a Zurique e Berlim foram os seguintes: Adega Cooperativa de Ponte de Lima, Quinta de Linhares, Aveleda, Quinta da Lourosa, Vinhos Norte, Provam, Lda, Quinta das Arcas, Quinta da Lixa, Quinta de Gomariz, Solar de Serrade, Corga de Chã, Quinta de Santa Maria, Sogrape, Viniverde, Adega Edmundo Val, Solar de Louredo, Afros Wines, Quinta Santa Cristina, Quinta da Lixa, Quinta da Raza, Quinta de Carapeços, Casa Vilacetinho e Vercoope.

 

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *