FMCG Marcas

Nove marcas portuguesas entre as mais reputadas

Por a 13 de Abril de 2011 as 15:58

Sumol+Compal, Grupo Delta, Pingo Doce, Bial, Jerónimo Martins, TAP, Delta Q, Hospital CUF e Continente são as nove marcas nacionais que estão entre as 30 empresas com melhor reputação em Portugal, segundo o RepTra Pulse 2011 (ver infra) realizado pelo Reputation Institute (RI).

O ranking é liderado pela Google (88,66 pontos), seguida da Nestlé (86,02 pontos), aparecendo a primeira empresa portuguesa – Sumol+Compal – em terceiro lugar com 85,71 pontos.

Quanto aos sectores de actividade analisados pela RI, Eléctrico e Electrónico, Grande Consumo, Automóvel, Bebidas, Computadores, Farmacêutico, Produtos Industriais e Retalho são os que melhor reputação apresentam (forte), com valores acima dos 70 pontos. Em contrapartida, os sectores Segurador, Banca e Energia estão no grupo entre os 40 e 59 pontos, correspondente a uma reputação vulnerável.

No que respeita aos sectores de actividade com melhor reputação em Portugal, com índices médios superiores a 70 pontos estão o. Os sectores “Segurador”, “Banca” e “Energia”, à semelhança do que acontece a nível internacional, são as três áreas de actividade que registam uma reputação média mais baixa, entre os 40 e os 59 pontos.

Relativamente às empresas que integram o PSI 20, destaca-se a Jerónimo Martins com um índice de
reputação “forte”, com 78,23 pontos, marca que o ano passado ocupou a segunda posição. A SONAECOM e a Cimpor, ocupam a segunda e terceira posição, com 74,36 e 74,28 pontos respectivamente.

O modelo RepTrak Pulse mede a admiração, respeito, confiança e estima que as empresas despertam junto dos seus Stakeholders e em sete dimensões: Produtos e Serviços, Inovação, Ambiente de Trabalho, Governo de Sociedade, Cidadania, Visão e Liderança e Performance. Cada uma destas dimensões é avaliada numa escala de 0 a 100, sendo que uma classificação inferior a 40 pontos é considerada fraca, entre 40 e 59 pontos é considerada vulnerável, de 60 a 69 a classificação da reputação passa a moderada, de 70 a 79 é já uma reputação forte e, finalmente, acima de 80 pontos é considerada excelente.

Este estudo foi realizado entre Janeiro e Fevereiro de 2011, com 3800 entrevistas a consumidores em Portugal e com a recolha de 15.000 ratings a cerca de 160 empresas. O RepTrak Pulse faz parte do maior estudo de reputação corporativa a nível mundial que procura identificar os factores que influenciam a reputação em mais de 2.500 companhias de 41 países em todo o mundo.

Conheça as 30 empresas do RepTrak Pulse 2011:
1.º Google 88,66
2.º Nestlé 86,02
3.º Sumol Compal 85,71
4.º Mercedes-Benz 85,31
5.º Nokia 85,03
6.º BMW 84,74
7.º Microsoft84,23
8.º FNAC 83,82
9.º Grupo Delta82,92
10.º Sony 82,68
11.º Apple 81,51
12.º Volkswagen 81,18
13.º Philips 80,55
14.º Nespresso 80,49
15.º Audi 80,33
16.º Pingo Doce 80,02
17.º Bial 80,01
18.º Bayer 79,53
19.º Hewlett-Packard 79,46
20.º Volvo Group 79,01
21.º Danone 78,79
22.º IKEA 78,33
23.º Jerónimo Martins 78,23
24.º LG 77,14
25.º TAP – Transportes Aéreos Portugueses 76,85
26.º Bosch 76,83
27.º Delta Q 76,62
28.º The Coca-Cola Company 76,23
29.º Hospital da CUF 76,07
30.º Continente 75,93

2 comentários

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *