Distribuição

Novas aberturas de centros comerciais em Portugal com mínimo histórico

Por a 5 de Abril de 2011 as 11:22

De acordo com recente edição do estudo European Shopping Centre Development, publicado pela consultora imobiliária Cushman&Wakefield (C&W), o ano de 2010, em Portugal, ficou marcado pelo menor número de novas aberturas de centros comerciais, limitando-se a apenas duas novas unidades: Liberdade Street Fashion, do grupo Regojo, e LeiriaShopping, da Sonae Sierra, resultante da expansão do Continente de Leiria. Apesar de não ser considerado centro comercial, foi inaugurado ainda o Barreiro Retail Planet, um retail park com cerca de 36.000 m2 de ABL promovido pela Milligan em parceria com a Eiffage.

Segundo Marta Esteves Costa, associate e directora de research e consultoria da C&W, “este decréscimo no volume de nova oferta é não só um resultado da actual crise económica, que provocou já, e irá provocar seguramente nos anos que se seguem, quebras no volume de negócios do comércio a retalho bem como sérias dificuldades no acesso ao financiamento. A maturidade do mercado de centros comerciais em Portugal é também outra das razões para este decréscimo na oferta futura, as oportunidades para o desenvolvimento de novos projectos são hoje menos evidentes que no passado, e este facto reduz consideravelmente as intenções de crescimento de promotores e retalhistas”.

Já no plano europeu, o relatório da C&W indica que o nível de aberturas de novos centros comerciais registou uma quebra de cerca de 30%, face ao exercício de 2009, correspondendo a 5,2 milhões de m2, apresentando-se como o segundo ano consecutivo de descida na abertura destes conjuntos, representando o valor mais baixo desde 2004.

No total, em 2010, foram inaugurados 165 novos centros comerciais na Europa com uma Área Bruta Locável (ABL) total de 131,9 milhões de m2. O maior centro comercial a abrir foi o City-Park Grad em Voronezh, com 144.300 m2, tornando-se o maior centro comercial da Rússia, nos arredores de Moscovo. A Rússia foi, alias, o país com maior número de aberturas de todo o mercado, contabilizando uma quarta parte da abertura de novos espaços no ano passado.

O relatório mostra ainda que muitos mercados da Europa Central e Oriental registaram uma subida notável em número e área de espaços comerciais, especialmente a Bulgária que assistiu à abertura de sete novos centros comerciais, representando um crescimento de 139% comparativamente com o ano anterior.

Já na Europa Ocidental, Itália e Espanha foram os países que registaram o maior número de aberturas: Itália com 15 novos centros comerciais e quatro ampliações, Espanha com sete novos espaços e três ampliações.

Para o futuro, Rússia e a Turquia apresentam-se como os países com mais projectos a inaugurar, com o seu pipeline combinado para 2011/2012 a contabilizar mais de 40% do total Europeu. Só na Rússia deverão ser inaugurados mais de 3 milhões de metros quadrados de ABL, enquanto na Turquia, até ao final de 2012, deverão ser concluídos mais 1,8 milhões de m2.

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