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Guloso alarga oferta a preço reduzido

Por a 5 de Abril de 2011 as 11:32

Guloso lança dois novos produtos a preço reduzido. Marca portuguesa conquista liderança do segmento de polpas de tomate à Compal

A Guloso lançou dois novos produtos: tomate triturado e polpa crua de tomate com cebola e alho. A aposta da marca da Sugalidal, Indústrias de Alimentação S.A, está directamente relacionada com a estratégia de reposicionamento de preço que teve início no ano passado.

“A Guloso descontinuou a referência de tomate com cebola e alho refogado para lançar um novo produto com os mesmo ingredientes mas em cru, estratégia que permitiu diminuir o preço de venda ao consumidor”, explicou ao Hipersuper Nuno Saraiva, director comercial e de marketing da Guloso.

Na segunda metade de 2010, a marca portuguesa com 65 anos reduziu os preços dos produtos em cerca de 10%. A estratégia deu frutos: “a Guloso conquistou a liderança no segmento de polpas de tomate à Compal, aumentou em 8% as vendas em volume e manteve a facturação de 2009, segundo dados da consultora Nielsen”.

Para diminuir os preços ao consumidor e adequar a oferta à actual situação económica do País, a Guloso está a levar a cabo um processo de optimização da produção, que permite poupanças e equilibra a curto prazo as contas da empresa, sublinha Nuno Saraiva, embora assuma que a esta estratégia não é sustentável a longo prazo.

Apesar da redução de preço, “melhorámos a fórmula, a qualidade dos ingredientes e o sabor dos produtos para conquistar novos consumidores”, ressalva.

A Guloso é uma marca urbana, com penetração mais elevada na Grande Lisboa e no Grande Porto, junto da população mais jovem e das classes sociais mais altas.

Marca branca domina

As marcas próprias dominam este mercado, com 60% de quota em volume e têm vindo a crescer sustentadamente ano após ano. “Excluindo os molhos de tomate, as marcas do distribuidor têm acima de 50% do mercado nos restantes segmentos”.

Apesar disso, o director comercial e de marketing da Guloso garante que os consumidores dos produtos de marca são fiéis. “O processo de transferência para outras marcas é mais lento na categoria de derivados de tomate do que nas restantes. Isto acontece porque se tratam de produtos básicos, há uma relação de longa data e tradição com as marcas mais antigas do mercado e porque, apesar de serem básicos, os produtos diferem no sabor e o consumidor está habituado”.

O mercado de derivados de tomate – polpa, triturado, molhos, pelados e concentrado – movimentou em Portugal cerca de 29 milhões de euros no ano passado, segundo dados da Nielsen fornecidos pela marca. O sector cresceu 3% em volume mas caiu 2% em valor.

As marcas do distribuidor detém 32% do mercado em valor. O segundo lugar pertence à Guloso com 22%. A Compal está na terceira posição com 11%. A Compal não está, no entanto, presente em todos os segmentos.

“Em 2009, a Compal estava à frente da Guloso nas polpas mas a estratégia de reposicionamento de preço, porque Guloso era ligeiramente mais cara que a Compal, permitiu à marca inverter a quota. A esta situação não é ainda alheia a forte presença da marca da Sugalidal nos supermercados da Jerónimo Martins. O sortido da Guloso está melhor representado no Pingo Doce do que o da Compal”, remata Nuno Saraiva.

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