Destaque FMCG Marcas

Pingo Doce é marca mais magnética da Distribuição Moderna

Por a 21 de Março de 2011 as 10:00

Pingo Doce, Luso, Fastio, Nobre, Adagio, Vigor, Nacional, Sagres, Gant, Lanidor, Timberland, Lameirinho, CGD e Fidelidade, são as marcas mais magnéticas por categoria para os portugueses, em 2010.


No ranking do magnetismo, que resulta da confiança que a marca inspira, do prestígio que lhe é atribuído e do grau de identificação do entrevistado com a marca preferida, a Timberland foi a marca que obteve a maior pontuação: 88% de magnetismo.

Na sua 4ª edição, o Brands’ Magnetic Fields 2010 é um estudo desenvolvido pela Brandia Central, que avalia o grau de atracção ou magnetismo de marcas a operarem no mercado nacional sem que seja sugerida ao consumidor qualquer marca.

A partir de uma base de dados nacional com mais de 500.000 consumidores e conduzido num universo de marcas distribuídas por 12 categorias: Águas, Charcutaria, Distribuição Moderna, Lacticínios (Leites e Iogurtes), Massas Alimentares, Cervejas, Vestuário, Calçado, Têxtil Lar, Bancos e Seguros, a edição 2010 identificou 14 marcas que atingiram o primeiro lugar da sua categoria no índice de magnetismo.

Como o magnetismo é composto por três dimensões, o estudo permite às marcas saber quais as dimensões que estão a contribuir mais para o magnetismo, as que estão a contribuir menos e, por implicação, quais as áreas que devem ter mais atenção e mais intervenção do gestor da marca.

• Pingo Doce é a marca mais Magnética na categoria Distribuição Moderna apresentando um valor de Magnetismo acima do nível médio.

• Leite é a categoria que recolhe maior Magnetismo, com Vigor a apresentar o melhor índice de Confiança.

• Na categoria iogurtes, a marca Adagio é a vencedora, contudo a marca mais recordada é a Danone.

• Na Charcutaria, a Nobre domina claramente já que nenhuma marca foi preferida por mais de 10% da amostra.

• Na categoria Águas, Luso e Fastio ocupam o mesmo lugar no ranking com 79% de Magnetismo, seguindo-se a Vitalis com 77%.

• A categoria Cervejas é claramente dominada pela Super Bock e Sagres com ambas as marcas a serem recordadas pela quase totalidade da amostra.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *