Distribuição

Sonae Sierra volta aos lucros

Por a 9 de Março de 2011 as 17:10

A Sonae Sierra, especialista internacional em centros comerciais pertencente ao universo Sonae, apresentou, em 2010, lucros de 8,7 milhões de euros, contrastando com a perda de 111 milhões de euros registada em 2009. A variação positiva destes resultados foi impulsionada por um aumento de 35% do Resultado Directo e de um crescimento de 68% do Resultado Indirecto em 2010, “consequência da resiliência e melhoria da eficiência operacional dos nossos activos, e da menor compressão das taxas de capitalização (yields)”, refere a empresa em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A SOnae Sierra terminou o exercício de 2010 com 51 centros comerciais em operação, distribuídos por sete países, com uma Área Bruta Locável (ABL) superior a dois milhões de metros quadrados, tendo recebido um total de 431 milhões de visitantes.

No comunicado da empresa pode ainda ler-se que os Proveitos Directos dos Investimentos registaram um aumento de 15 milhões de euros, em relação ao ano anterior, ao passarem de 212 milhões para 227 milhões de euros, que corresponde a um crescimento de 7%. Esta variação reflecte, segundo a Sonae Sierra, “o aumento da carteira com a inauguração dos centros comerciais Manauara (Brasil) e Loop5 (Alemanha) ainda em 2009, da abertura do LeiriaShopping e da expansão do Parque D. Pedro (Brasil) em 2010, e ainda do crescimento orgânico dos nossos centros, nomeadamente no Brasil, o que foi parcialmente compensado pela venda do Alexa (Berlim, Alemanha), onde a Sonae Sierra mantêm a gestão e uma participação minoritária na propriedade, e do Mediterranean Cosmos (Grécia), exemplos da estratégia de reciclagem de capital da empresa”.

O EBITDA apresentou uma subida de 13%, atingindo os 123,4 milhões de euros, face aos 108,8 milhões apurados em 2009.

O portfólio gerido pela Sonae Sierra apresentou uma performance positiva em 2010 face ao período homólogo de 2009, com as vendas na Europa a crescerem 0,5% (+1,8% numa base comparável), e no Brasil 16,6% (+10,1% numa base comparável), “uma evolução que reflecte o bom momento que a economia brasileira atravessa”, conclui a empresa.

De referir que, em 2010, a Sonae Sierra tinha três novos Centros Comerciais em construção e sete projectos em diferentes fases de desenvolvimento em Portugal, Itália, Alemanha, Grécia, Roménia e Brasil.

No mercado português, a Sonae Sierra concluiu uma série de projectos de expansão e remodelação, incluindo a renovação do Centro Vasco da Gama, que envolveu um investimento de 2,5 milhões de euros. O Centro Estação Viana, em Viana do Castelo, foi alvo de expansão, passando a oferecer uma Área Bruta Locável (ABL) adicional de 1.100 m².

Em Espanha, a Sonae Sierra levou a cabo a renovação de três centros: Plaza Mayor, em Málaga, Luz del Tajo, em Toledo, e Parque Principado, em Oviedo.

Em Itália, a Empresa está envolvida em vários projectos, entre os quais a expansão do Centro Comercial Airone, na cidade de Pádua, que irá proporcionar um aumento da ABL de 2.900 m². Encontra-se em desenvolvimento com inauguração prevista para Novembro deste ano, o Le Terrazze, em La Spezia, com uma ABL total de 38.500 m² e um investimento superior a 125 milhões de euros.

Durante 2010, a Sonae Sierra empenhou-se ainda no desenvolvimento na Roménia do Adora Mall, em Craiova, o primeiro centro comercial e de entretenimento naquele mercado, com um total de 59.000 m² de ABL.

O crescimento económico verificado no Brasil durante 2010, em contra-ciclo com o mercado europeu, teve efeito positivo na actividade da empresa, destacando a Sonae Sierra a inauguração do Parque D. Pedro, em Campinas, num investimento de 9 milhões de euros e uma ABL de 5.400 m².

Referência ainda para o início da construção do Boulevard Londrina (Brasil), um Centro Comercial de 47.800 m² de ABL, correspondendo a um investimento de 97 milhões de euros, cuja abertura deverá ocorrer em 2012 e o progresso na construção do Uberlândia Shopping, com inauguração programada para este ano e que totaliza um investimento de 62 milhões de euros.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *