Distribuição

MDD termina 2010 com uma quota superior a 41% em Espanha

Por a 4 de Março de 2011 as 15:55

Os produtos de marca própia fecharam o exercício de 2010 com uma quota de mercado de 41,7% na cesta de compras dos consumidores espanhóis, correspondendo a uma subida de quase dois pontos percentuais em relação aos 39,9% de 2009, informa o Scantrend da Nielsen relativamente ao mês de Janeiro 2010.

A análise da consultora adianta que as marcas da distribuição (MDD) registaram uma evolução de 6,3% na facturação, ao passo que as marcas de fabricante (MDF) viram as suas vendas reduzirem-se e 1,2% no canal denominado em Espanha por “livre serviço”, ou seja, hiper e supermercados com áreas e venda entre 100 e 2.499 metros quadrados.

No conjunto, o mercado alimentar de livre serviço aumentou 2%, em valor, para 24,561 mil milhões de euros, depois de ter registado praticamente uma estagnação (-0,3%) no ano anterior.

O crescimento das vendas foi de 1,4% para todo o mercado de grande consumo (alimentação, bebidas e drogaria) em livre serviço atingiu os 37,566 mil milhões de euros, verificando-se um aumento de 1,4% no sector da drogaria e perfumaria (6,642 mil milhões de euros) e um decréscimo de 0,8% nas bebidas (6,366 mil milhões de euros).

Por tipologia de lojas, os hipermercados registaram uma descida das vendas em 5,1%, enquanto as lojas com áreas de vendas entre 100 e 399 metros quadrados caíram 0,9%. Em contraponto, os supermercados com áreas entre 1.000 e 2.499m2 aumentaram as receitas em 5,8% e os pontos de venda com dimensão entre 400 e 999 m2 evoluíram 1,5%.

Além do avanço do mercado alimentar em Espanha, a penetração das MDD cresceram mais de dois pontos percentuais na drogaria, alcançando uma quota de 43,1%, embora seja maior nos produtos de drogaria e limpeza (52,2%) que na perfumaria e higiene (34,2%). Já o sector das bebidas, as MDD alcançaram uma quota de 18,3% contra os 17,5% do ano anterior.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *