Destaque FMCG Vinhos

Esporão lança-se no Douro

Por a 24 de Fevereiro de 2011 as 16:44

O Esporão apresentou hoje [Quinta-feira] os resultados da sua aposta na mais antiga região vitivinícola do mundo ao lançar para o mercado os vinhos da Quinta dos Murças, Reserva 2008, Assobio 2009 e Tawny 10 anos, marcando o início de um projecto onde, segundo os responsáveis, “pretende contribuir para a realização do enorme potencial daquela região vitivinícola”.

Para João Roquette, administrador-delegado do grupo Esporão, “apesar de ser a região demarcada mais antiga do mundo, o Douro tem ainda um enorme potencial de crescimento e espaço para inovação”. Sobre a abordagem diferenciadora que dita a entrada do Esporão na região, João Roquette salienta que “todas as fases deste projecto foram pensadas e trabalhadas para que a nossa chegada a esta magnífica região contribua com algo de verdadeiramente novo e relevante. Acredito que os primeiros vinhos que agora apresentamos são o reflexo dessa vontade”.

Todos os vinhos agora lançados para o mercado têm origem na Quinta dos Murças, propriedade com 156 hectares situada perto da aldeia de Covelinhas, no coração da região vitivinícola, com 60 hectares de vinha e propriedade da empresa desde 2008.

Em relação aos néctares agora propostos pelo Esporão, o Assobio 2009 é produzido com base nas castas nativas Touriga Nacional, Tinta Roriz e Touriga Franca, provenientes de solos xistosos característicos desta região, tendo estagiado parcialmente em barricas de carvalho antes de ser engarrafado em Novembro de 2010.

Já o Quinta dos Reserva 2008 nasceu das vinhas velhas a 100 m e 380 m de altitude, viradas a sul e sudoeste, em solos xistosos, respeitando a natureza e seguindo uma agricultura sustentável. Depois do estágio em barricas de carvalho, o vinho foi engarrafado em Fevereiro de 2010, tendo sido produzido a partir das castas Tinta Roriz, Tinta Amarela, Tinta Barroca, Tinta Miúda, Touriga Nacional, Touriga Francesa eSousão.

Finalmente, o Quinta dos Murças Tawny 10 Anos foi produzido com as castas Tinta Amarela, Tinta Roriz, Tinta Barroca eTinto Cão, com uvas de qualidade superior (letra A), colhidas na Quinta dos Murças. No terceiro dia nos lagares, onde as uvas foram pisadas pelo tradicional processo de “pisa a pé”, foi adicionada aguardente vínica, envelhecendo os lotes em pipas usadas, por um período médio de 10 anos e beneficiando da frescura natural da cave da quinta.

De referir ainda que todos estes vinhos agora apresentados pelo Esporão são da responsabilidade dos enólogos David Baverstock e Luís Patrão.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *