Destaque Distribuição

Investimento em imobiliário de retalho em Portugal atinge 437 milhões em 2010

Por a 2 de Fevereiro de 2011 as 10:00

O investimento imobiliário em activos de retalho em Portugal alcançou no ano passado 437 milhões de euros, um crescimento exponencial face aos 49 milhões de euros transaccionados em 2009, segundo a Jones Lang LaSalle.


No total, em 2010, foram realizadas 21 operações de investimento em imobiliário de retalho, destacando-se as aquisições do Espaço Guimarães, de um conjunto de Supermercados Modelo, do Leiria Shopping e do Tavira Gran Plaza.

“O retalho é historicamente o segmento estrela do investimento imobiliário nacional, sendo o principal foco dos investidores internacionais, pela qualidade dos activos e pela segurança do investimento. O ano de 2009 foi atípico para este segmento, porque não surgiram praticamente produtos para comprar no mercado”, explica Pedro Lancastre, Director de Capital Markets da Jones Lang LaSalle Portugal.

Em 2010, este sector sofreu uma reviravolta. “O mercado reagiu porque apresentou para venda produtos líquidos, com pouco risco, voltando este sector a ser o principal ‘performer’ do investimento imobiliário nacional, com um peso de cerca de 58% do total transaccionado no País em 2010”.

O que se pode esperar para 2011? Segundo Pedro Lancastre, “esta classe de activos imobiliários deverá manter um peso importante, mas só e apenas se forem colocados no mercado os melhores activos, consolidados e com bom histórico de performance. Para os investidores internacionais só activos com essas características é que podem fazer ultrapassar o factor risco ‘Portugal’”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *