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PacSis lança serviço de Drop Mail personalizado

Por a 25 de Janeiro de 2011 as 14:22

É o primeiro serviço de Drop Mail personalizado em Portugal, assegura Pedro Guimarães, director-geral da PacSis, especialista há mais de 15 anos na gestão de ferramentas promocionais.


A mais recente aposta da gestora de vales de desconto chama-se IDrop e permite às empresas gerar vendas de forma alargada – através da motivação do consumidor para a compra – e geo-segmentar acções promocionais. Na prática, trata-se de fazer chegar às caixas do correio cadernetas de descontos. Cada promoção está personalizada com um código de barras que guarda informação da área geográfica onde foi distribuída.

Assim, sempre que uma promoção é utilizada, a empresa “fica a saber o código postal ou a área geográfica do lar, quantas ofertas utilizou e quais”, explica Pedro Guimarães. A geo-localização e a análise de comportamento de consumo dos utilizadores dos vales de desconto permite adaptar campanhas de marketing de acordo com a categoria de produto, o perfil de consumo e a localização”.

Após realizar uma campanha, o markeeter fica a saber quais as zonas mais reactivas a promoções de preço e inclusive dota-se de informação estratégica que permite adequar a oferta à loja, porque é possível comparar a área onde o consumidor vive e a zona onde activa a promoção. O retalhista passa ainda a conhecer o peso de cada zona para a loja, a origem dos clientes e que produtos compram.

Entre as vantagens do IDrop, saltam à vista o facto de os resultados da campanha serem mensuráveis e o investimento ‘low cost’. “Ao maximizar o índice de desempenho das zonas, as empresas podem maximizar o retorno do investimento e mesmo reduzir o investimento (eliminado, por exemplo, áreas não interessantes)”

Além disso, o custo por contacto está entre 0,10 e 0,20 euros. “Por exemplo, comparando com o Direct-Mail (publicidade de correio endereçada), não acarreta o custo da base de dados e a expedição é mais barata. É possível, com o IDrop, cobrir até dois milhões de lares por um preço cinco vezes menor do que o Direct-Mail e ter resultados semelhantes. Por exemplo, se colocar nove vales em meio milhão de lares (4,5 milhões de vales) e apenas meio por cento dos consumidores aderirem, significa que foram geradas 45 mil vendas. É muito bom”. Em Portugal, utilizam-se em média quatro em cada dez vales distribuídos, assegura o director-geral da PacSis.

A nova ferramenta de marketing é de fácil implementação e tem capacidade para medir três indicadores: a taxa de resgate (número de vales utilizados versus número de vales em circulação), a taxa de resposta ao veículo (quantos lares utilizaram pelo menos um vale) e o número médio de vales utilizados por lar.

Oferecer o que o consumidor precisa

Quando entra na caixa de correio, como é que a caderneta de descontos se diferencia da restante correspondência? A marca tem um peso muito relevante, refere Pedro Guimarães, mas o formato também ajuda. Como não é uma mono-folha chama a atenção, mas tem de comunicar uma mensagem atractiva. “O que fazemos é depositar nas caixas de correio, em ambiente controlado, ofertas promocionais interessantes. É dizer às pessoas que com aquele papel conseguem comprar algo mais barato ou ter uma mais-valia. Considerando as dificuldades financeiras das famílias, as empresas têm oportunidade de lhes fornecer precisamente aquilo que procuram e necessitam”.

O IDrop é especialmente indicado para produtos de grande consumo, cadeias de retalho especializado e empresas regionais que operam em todo o território nacional.

O mercado de vales de desconto está a crescer em Portugal, sublinha o director-geral da PacSis, que gere milhões de vales por ano. “As empresas estão mais atentas a esta ferramenta. É que um vale gera sentido de urgência. ‘Não estou a pensar comprar mas como é uma oportunidade…’.

Para conseguir fazer chegar ao distribuidor o valor do desconto oferecido pela marca, a empresa documenta electronicamente, rastreia e audita o processo de gestão de vales. Além de vales, a PacSis gere todo o tipo de promoções, como o reembolso (experimente grátis) aos consumidores.

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