Distribuição

Metro cresce em todas as divisões

Por a 13 de Janeiro de 2011 as 15:51

O grupo Metro revelou os resultados preliminares do exercício 2010, anunciado uma subida nas vendas de 2,6% face a 2009, totalizando 67,3 mil milhões de euros, contra os 65,5 mil milhões de há um ano. “Olhando para trás, 2010 foi um ano de sucesso para o grupo Metro. Aumentámos a nossa eficiência e valor com o programa Shape 2012. Assim, lançámos, igualmente, as bases para acelerar a nossa expansão internacional”, diz Eckhard Cordes, CEO do grupo alemão, em comunicado.

As vendas no mercado doméstico caíram, contudo, 1,4% para 26,1 mil milhões de euros, em 2010, enquanto as vendas internacionais evoluíram 5,4% para 40,2 mil milhões de euros. Na restante Europa Ocidental (excluindo Alemanha), as vendas do grupo aumentara, 2,8% para 21,5 mil milhões de euros, sendo que na Europa de Leste a evolução das vendas foi maior (7,1%) para 16,9 mil milhões de euros. Já na região da Ásia/África, as vendas aumentaram 17,1% para 2,7 mil milhões de euros.

No quarto e último trimestre do ano as vendas cresceram menos que no acumulado do ano (1,6%), para 19,7 mil milhões de euros contra os 19,4 mil milhões de 2009, continuando o mercado doméstico a ser o único a registar uma quebra (-2,6%), enquanto os restantes subira: Europa Ocidental (+0,7%), Europa de Leste (+6,9%) e Ásia/África (+29,1%).

“Em 2011 só nos resta continuar nesta dinâmica de crescimento. A nossa evolução será acelerada com base na expansão e ganhos de produtividade do Shape 2012” admitiu Cordes. Os analistas admitem que o grupo Metro irá acelerar a sua política de expansão na Ásia, com especial destaque para a China.

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