Destaque Distribuição

Vendas da Jerónimo Martins poderão ter atingido 8,7 mil milhões

Por a 5 de Janeiro de 2011 as 12:26

Numa nota de previsão, o Exane BNP Paribas, casa de investimentos francesa, revela que as vendas do grupo Jerónimo Martins para o exercício de 2010 poderão ter registado uma evolução de 18,4%, totalizando 8,665 mil milhões de euros contra os 7,313 mil milhões de euros de 2009.

Este crescimento, avança a casa de investimentos gaulesa, deve-se ao crescimento da operação polaca da Biedronka, bem como do negócio de retalho alimentar da insígnia Pingo Doce dentro de fronteiras nacionais.

De resto, para a operação de supermercados em Portugal, o exane BNP Paribas estima, citado pela agência Reuters, um crescimento de 10,3% nas vendas para 2,987 mil milhões de euros, enquanto a operação da “Joaninha” deverá registar uma evolução de 28,5% para os 4,784 mil milhões de euros.

De referir ainda que no Investors Day, realizado em Novembro do ano passado, o grupo liderado agora por Pedro Soares dos Santos, estima adicionar 700 lojas nos próximos três anos à rede Biedronka já existente na Polónia, perspectivando ainda a remodelação de 7% da rede de lojas todos os anos, enquanto para Portugal os objectivos traçados incluem cinco novas lojas Pingo Doce por ano e mais quatro Recheio para os próximos três anos.

As contas indicavam, assim, que o grosso do investimento da Jerónimo Martins será canalizado para o país de Leste, sendo possível ler no documento distribuído na altura que do “Capex do grupo para o período de três anos estimado em cerca de 1,7 mil milhões de euros, mais de ¾ será investido na Polónia”.

De resto, os responsáveis do maior retalhista português – segundo em Portugal, atrás da Sonae e líder na Polónia – admitiam, em Novembro, que, na Polónia, “o potencial de mercado em conjunto com a força da Biedronka reforçam o nosso foco em expandir o negócio”, reconhecendo que o grupo mantém-se “cauteloso” em relação à economia portuguesa, mas “confiantes” que os modelos operados pela JM terão “desempenhos acima dos sectores”.

Um comentário

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *