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Utilização de cartão de débito aumenta na Moderna Distribuição

Por a 15 de Novembro de 2010 as 11:36


Apesar de a penetração de cartões de débito em Portugal ter crescido nos últimos três anos, a sua utilização diminuiu, de acordo com a pesquisa BASEF Banca 2010 da Marktest.

Um total de 86,4% dos portugueses com mais de 15 anos têm um cartão de débito. Em 2009, a cifra registou 84,8% e em 2009 83,7%.

“Os consumidores parecem estar a refrear o consumo”, sublinha Paulo Raposo, Country Manager para Portugal da MasterCard Europe. Tem-se verificado uma “alteração de crédito para débito em compras diárias mais comuns, como as compras em supermercados ou de roupa e acessórios. É uma forma de controlar melhor os gastos”.

A percentagem de utilizadores de cartão de débito para efectuar compras em diversos pontos de venda subiu nos últimos três anos. Nas compras diárias em hiper e supermercados, por exemplo, subiu de 79,3%, em 2008, e de 84,2%, em 2009, para 84,3% em 2010.

Ainda de acordo com a mesma pesquisa, 95,6% dos portugueses admitem usar os cartões frequentemente. Por outro lado, 64,6% afirma ter apenas um cartão (65,2% em 2009) enquanto 35% tem dois ou mais. Em média, os respondentes que possuem cartão de débito, têm 1,46 cartões. Este número é mais elevado para homens, entre 25 e 44 anos, pertencentes à classe média ou média alta e residentes na Grande Lisboa.


Cartão de crédito

Quanto aos pagamentos com cartões de crédito, estes, também diminuíram. Segundo a pesquisa, cada português utilizou em 2010, em média, 3,01 vezes por mês esta forma de pagamento enquanto, no ano anterior, haviam recorrido ao crédito 3,06 vezes. Os homens com idades compreendidas entre 45 e 54 anos, residentes da Grande Lisboa, são aqueles que estão a utilizar o cartão de crédito mais frequentemente este ano.

“Uma tendência que continuamos a registar este ano é o crescimento tanto dos cartões de crédito como de débito, já que as pessoas continuam a mudar de dinheiro vivo para dinheiro electrónico como forma de controlar o orçamento. Contudo, consequência deste contexto económico desafiante, vemos que as pessoas usam os cartões menos frequentemente, como indicador da quebra de consumo”, defende Paulo Raposo da MasterCard Europe em Portugal.

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