Distribuição

Aberturas de centros comerciais caem em Espanha

Por a 12 de Novembro de 2010 as 13:01

De acordo com os dados apresentados no relatório “O mercado de centros comerciais em Espanha”, da Jones Lang LaSalle, a superfície destes espaços comerciais soma 370.630 m2, correspondendo a 11 novas aberturas, correspondendo a número mais reduzido desde 1990.

A superfície inaugurada em 2010 representada uma descida de 9% face ao ano anterior, correspondendo 13% do total (cerca de 48.400 m2) a ampliações dos centros já em operação.

A tipologia de centro mais desenvolvida ao longo de 2010 no país vizinho foi o denominado “parque médio”, tendo concentrado cerca de 51% do total da nova superfície inaugurada, ficando o restante para hipermercados e centros pequenos.

As previsões da consultora apontam para o final de exercício com 643 centros comerciais e uma área bruta de venda de 14,86 milhões de metros quadrados, ocupando Espanha o quinto lugar no ranking europeu, atrás do Reino Unido, França, Itália e Alemanha.

Além disso, a consultora estima que, para 2012, deverão estar previstos 25 novos projectos e 15 ampliações ou segundas fases que somariam um milhão de área bruta até final desse ano, correspondendo a um crescimento de 7,1% face à situação actual.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *