Distribuição

Sonae Sierra e Sonae Capital investem em conjunto no ambiente

Por a 4 de Novembro de 2010 as 12:44

A Sonae Sierra acaba de celebrar um acordo com a Sonae Capital para o investimento e gestão numa nova central de cogeração no Centro Colombo, que permitirá um aumento da eficiência energética, a utilização de energia mais “amiga do ambiente” e a redução das emissões de gases com efeito de estufa.

A actual central de cogeração a fuel será substituída por uma central de alta eficiência energética que utilizará gás natural, um combustível mais “amigo do ambiente”. A mudança vai permitir à Sonae Sierra uma redução das emissões de CO2 da ordem dos 25%/ano quando comparado com a central actual (cerca de 4.500 toneladas/ano).

A cogeração é uma tecnologia que permite racionalizar eficazmente o consumo dos combustíveis necessários à produção de energia útil, assegurando um aproveitamento elevado da energia primária e possibilitando o cumprimento integral aos objectivos das políticas energéticas comunitárias e nacionais.

De acordo com a Sonae Sierra, “este é, actualmente, um dos sistemas mais eficientes de produção de electricidade a partir de qualquer combustível”.

A cogeração responde também de forma eficaz a preocupações de natureza ambiental, pois ao produzir a mesma energia final com um menor consumo de energia primária, reduz significativamente as emissões para o ambiente.

A par da redução das emissões de gases com efeito de estufa, esta parceria permite à Sonae Sierra produzir energia eléctrica e térmica, recorrendo a tecnologia mais eco-eficiente, que será utilizada para auto-consumo e para venda a terceiros, representando para a Sierra um bom retorno a nível financeiro.

Esta substituição será implementada através de uma parceria com a Sonae Capital que ficará responsável pelo investimento e pela gestão da central de cogeração por um período de 15 anos.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *