MDD são 43% mais baratas que marca líderes em Espanha
Um recente estudo da SymphonyIRI Group mostrou que a diferença média de preço das marcas da distribuição (MDD) face às marcas de fabricante ou marcas líderes se situa nos 43% no mercado espanhol.
Esta diferença de preço é a segunda mais alta na Europa, ficando somente atrás do diferencial registado na Grécia (62%), embora neste país a quota de mercado das MDD ronde somente os 10%.
No mercado de “nuestros hermanos”, as MDD alcançaram uma penetração de 39,8% nos Fast Moving Consumer Goods (FMCG), em valor, correspondendo à percentagem mais alta à escala europeia, acima dos 33% da Holanda, dos 32% da Alemanha e Reino Unido, dos 30% em Portugal e 27% da França.
Os números da consultora indicam que, deste modo, as MDD ganharam quase cinco pontos percentuais desde o início da crise económica (em 2008 a quota rondava os 35,1%) e dez pontos em relação ao ano 2005 (quota de 29%).
O estudo avança ainda que o mercado das marcas de fabricante está a contrair-se, com uma quebra de 2,7% na facturação no terceiro trimestre do actual exercício, face a igual período do ano anterior, o que afecta os principais fabricantes a actuar no mercado espanhol. Em contrapartida, as vendas das marcas da distribuição registaram um crescimento de 4% no mesmo período.