Destaque Distribuição

Vendas no retalho voltam a cair em Agosto

Por a 30 de Setembro de 2010 as 14:04

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), o índice de volume de negócios no comércio a retalho1 apresentou uma diminuição, em termos homólogos, de 0,7% (variação de -0,4% em Julho).

Em termos nominais, o índice também apresentou uma variação negativa (-0,1%), inferior em 0,6 pontos percentuais (p.p.) à observada em Julho.

A taxa de variação homóloga do agrupamento de produtos alimentares registou uma redução de 2,3 p.p. em relação à observada em Julho, tendo-se fixado em 1,3%. Já o agrupamento de produtos não alimentares apresentou uma variação de -2,4%, superior em 1,5 p.p. à observada no mês anterior. Excluindo a componente de combustíveis do agrupamento de produtos não alimentares, a variação homóloga deste agrupamento aumentou

1,3 p.p. face ao valor apurado no mês anterior, fixando-se em -2,3% em Agosto.

Em relação a Julho, o índice agregado do comércio a retalho registou uma variação de -0,8% (2,6% no mês anterior). O volume de negócios no comércio de produtos alimentares diminuiu 2,2% (aumento de 4,4% em Julho), enquanto no comércio de produtos não alimentares houve um aumento de 0,6% (0,9% no mês precedente).

A variação média nos últimos doze meses das vendas no comércio a retalho situou-se em -0,1%, 0,2 p.p. superior ao valor observado em Julho.

No que diz respeito ao emprego no comércio a retalho, o INE indica um aumento de 0,1% em termos homólogos, quando em Julho tinha registado uma diminuição de 0,4%.

O agrupamento de produtos alimentares apresentou uma variação homóloga de 0,7% (0,1% no mês precedente) e o de produtos não alimentares registou uma diminuição de 0,4% (-0,7% em Julho).

Face ao mês anterior, o emprego no comércio a retalho aumentou 0,2% (-0,2% em Agosto 2009). O emprego no comércio de produtos alimentares apresentou uma variação mensal de 0,5% (-0,1% em Agosto do ano anterior) e no de produtos não alimentares registou uma variação nula (-0,3% em Agosto do ano anterior).

A variação média dos últimos doze meses situou-se em -1,2%, 0,3 p.p. superior à verificada em Julho.

Finalmente, o índice das remunerações do comércio a retalho apresentou, em Agosto, uma variação homóloga de 0,6%, superior em 0,4 p.p. à registada em Julho.

No agrupamento de produtos alimentares registou-se uma variação homóloga de -1,0% (-3,0% em Julho) enquanto no agrupamento de produtos não alimentares esta variação foi de 1,9% (2,5% no mês anterior). Face a Julho, o índice das remunerações diminuiu 3,6% (-4,0% em Agosto de 2009).

Nos últimos doze meses, a variação média situou-se em -0,7%, superior em 0,2 p.p. à verificada no mês anterior.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *