FMCG Novos Produtos Vinhos

“4 Castas” 2009 do Esporão no mercado

Por a 17 de Setembro de 2010 as 16:02

O Esporão acaba de lançar no mercado o Herdade do Esporão “4 Castas” colheita de 2009, produzido sob a orientação dos enólogos David Baverstock e Luís Patrão. Néctar varietal produzido sempre a partir da melhor combinação de castas do ano realçando as características singulares das 4 variedades de uvas que o compõem.

O “4 Castas” 2009 foi produzido na Herdade do Esporão, a partir das castas Alicante Bouschet, Aragonês, Touriga Franca e Touriga Nacional, provenientes de um solo de natureza xistosa e estrutura franco-argilosa. O Alicante Bouschet confere ao vinho estrutura, boa acidez e longevidade em garrafa, o Aragonez contribui com estrutura e taninos sólidos, a Touriga Nacional enriquece o vinho com o perfume do seu aroma e complexidade do palato, e a Touriga Franca confere equilíbrio e frescura.

A fermentação de cada casta desta colheita foi feita em separado, com temperaturas controladas entre os 22 e os a 25 ºC em lagares de pequena capacidade. Cada uma das 4 castas estagiou em separado durante nove meses em barricas de carvalho americano e francês, seguindo-se um loteamento, seguido de mais seis meses em garrafa antes de ir para o mercado.

“Com uma cor profunda e intensa, o ‘4 Castas’ 2009 tem um aroma perfumado com frutos silvestres enleados em subtis notas de especiarias. Com um palato sólido e denso tem uma textura cremosa sobressaindo a fruta madura envolvida em taninos finos que lhe concedem estrutura, e um final longo e elegante”.

O “4 Castas” 2009 tem um preço recomendado entre os entre 9 e 11 euros.

De referir que esta linha de produtos fica completa com os brancos “2 Castas” e Verdelho.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *