Distribuição

Resultados Auchan em crescendo

Por a 2 de Setembro de 2010 as 13:43

O grupo francês Auchan registou um aumento de 6,8% nas receitas do primeiro semestre de 2010, face a igual período do ano passado, totalizando 20,041 mil milhões de euros, contra os 18,771 mil milhões alcançando no exercício de 2009, ou seja, mais 1,270 mil milhões de euros.

De acordo com o comunicado do grupo gaulês, o mercado francês foi responsável por 46% das receitas globais, com as restantes vendas a virem da Europa Ocidental (27%), Europa Central e de Leste e Ásia (27%). De resto, a actividade internacional do grupo aumentou, passando dos 53% no final dos primeiros seis meses de 2009, para os 54% no final do mesmo período de 2010, apontando os responsáveis do retalhista “o crescimento da operação na Rússia e China e os efeitos cambiais positivos”.

O EBITDA da Auchan subiu 9,8%, passando de 929 milhões para 1,020 mil milhões de euros, revelando o grupo que os lucros líquidos totalizaram 248 milhões de euros, mais 93 milhões que no primeiro semestre de 2009.

Vianney Mulliez, chairman do grupo, refere, em comunicado, que “o crescimento significativo das vendas e lucros reflectem a nossa expansão dinâmica nos mercados emergentes e a resiliência do nosso negócio na zona euro, apesar da manutenção das condições económicas difíceis. O negócio dos hipermercados alcançou uma performance satisfatória, em termos absolutos e numa base like-for-like”.

O responsável máximo da Auchan refere ainda que “temos assistido aos primeiros sinais de recuperação do negócio de supermercados, particularmente, na França”, adiantando ainda que “continuamos a reforçar as nossas actividade de e-commerce com a criação de divisões específicas no início do ano”.

Em relação aos conceitos explorados pela Auchan, os 533 hipermercados a operar em 13 países geraram vendas de 16 mil milhões de euros, representando 79,6% das receitas totais, correspondendo, excluindo as vendas de combustíveis, um aumento de 4,6% face ao primeiro semestre de 2009.

Quanto aos 732 supermercados que o grupo opera em 5 países, incluindo 662 lojas da insígnia Simply Market, as receitas ascenderam a 3,4 mil milhões de euros, demonstrado a tal recuperação anunciada por Mulliez, correspondendo este valor a 17% do total das receitas do grupo.

A operação de gestão de centros comerciais (actualmente a Immochan gere 302 unidades) contribuiu com 239 milhões de euros para as receitas.

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