Distribuição

Investimento em imobiliário de retalho duplica na Europa

Por a 17 de Agosto de 2010 as 14:32

O volume de investimento em imobiliário de retalho na Europa no primeiro semestre do ano mais que duplicou face a igual período do ano passado.

Os dados preliminares da Jones Lang LaSalle (JLL) revelam que foram transaccionados mais de 10,6 mil milhões de euros neste período, quando nos primeiros seis meses de 2009 este indicador havia registado apenas 5 mil milhões de euros.

As operações no segundo trimestre totalizaram 4,9 mil milhões de euros. A dimensão média dos negócios é de cerca de 50 milhões de euros.

“O volume de transacções concluídas neste trimestre reforça a confiança e atitude positiva dos investidores, patente desde Setembro de 2009”, assegura a JLL.

TOP 3: Reino Unido, França e Alemanha

Os investidores permanecem focados nos três principais mercados europeus: Reino Unido, França e Alemanha.

Se este último registou o maior volume de investimento nos três primeiros meses do ano (€2,3 mil milhões), superando pela primeira vez em dez anos o Reino Unido, o mercado britânico voltou a conquistar a posição de liderança no segundo trimestre, com operações acumuladas de 2 mil milhões de euros, concentrando cerca de 40% do mercado europeu.

Em Portugal, o volume de investimento em imobiliário de retalho alcançou 183 milhões de euros no primeiro semestre de 2010, um crescimento exponencial face aos primeiros seis meses de 2009, período em que apenas foram transaccionados 6,6 milhões de euros neste segmento.

“O segmento de retalho foi o mais dinâmico do semestre, tendo contabilizado 66% do total do volume transaccionado no mercado português durante esse período. Os centros comerciais continuaram a ser o formato mais apetecível para os investidores e o investimento estrangeiro predominou neste segmento”, remata a consultora imobiliária.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *