Destaque FMCG Vinhos

Vinho do Porto cresce 5,6% no semestre

Por a 26 de Julho de 2010 as 15:37

A venda de Vinho do Porto cresceu 5,6% no primeiro semestre do ano face ao período homologo, para 4 milhões de caixas.

O preço médio também cresceu, “associado à evolução das categorias especiais, o que representam uma mudança positiva nas estatísticas dos últimos anos e boas notícias para o sector”, explica o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) em comunicado.

Apesar da subida em volume, “parte deste crescimento fica a dever-se à reposição de stocks por parte da distribuição, pois os mesmos ter-se-ão situado em níveis bastante baixos no final de 2009 em alguns mercados”, alerta o IVDP.

Ou seja, é provável que no final do ano de 2010 não se registe um crescimento tão acentuado quanto o que agora se verifica, refere o instituto, acrescentando que, se o segundo semestre do presente ano for igual ao do ano anterior, então no final de 2010 o Vinho do Porto terá vendido 9,5 milhões de caixas”.

Ou seja, termina  ano com um volume de negócios 367 milhões de euros e aumentos de 2,5% na quantidade, 4,5% no volume de negócios e 2,0% no preço médio.

É expectável que as categorias especiais recuperem a quota de mercado e que o seu peso na quantidade comercializada em 2010 se venha a situar nos 18,3% (17,6% em 2009), conclui o IVDP.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *