Distribuição

APED lança campanha de sensibilização

Por a 19 de Julho de 2010 as 10:15

A Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição (APED) lançou recentemente uma campanha de sensibilização sobre óleos alimentares usados. Ao mesmo tempo que apelam aos consumidores para a colocação dos óleos nos pontos de recolha específicos, os anúncios explicam as vantagens ambientais que este comportamento desencadeia.

Evitar a contaminação da água e contribuir para valorização deste resíduo, nomeadamente para a produção de biodiesel, é a mensagem-chave da campanha. Estão associados à iniciativa vários membros da APED: El Corte Inglés, Jumbo e Pão de Açúcar, Lidl, Modelo e Continente, Pingo Doce e Ponto Fresco Supermercados. Os anúncios são veiculados durante os meses de Julho e Agosto, nos meios de comunicação destas empresas, tais como: sites, cartazes, revistas, folhetos, catálogos, ecrãs e som de loja. 

Curiosidades

  • Os óleos alimentares usados (OAU), quando indevidamente descarregados no esgoto, provocam problemas graves nos sistemas de tratamento de águas residuais, afectando também o solo e a água.
  • Um litro de óleo chega para contaminar 1 milhão de litros de água.
  • Os OAU podem ser valorizados em produtos como biodiesel e sabão, sendo por isso essencial proceder à sua recolha selectiva e encaminhamento para destinos adequados.
  • Mil litros de OAU permitem produzir quase 980 litros de biodiesel, um combustível com menores índices de emissão de dióxido de carbono e uma fonte de energia renovável.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *