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Carrefour aumenta vendas semestrais

Por a 16 de Julho de 2010 as 12:33

O segundo maior retalhista mundial registou um crescimento de 6,3% no segundo trimestre de 2010 face a igual período do ano passado, totalizando receitas de 24,9 mil milhões de euros, com as vendas like-for-like a evoluírem 0,3%.

Esta performance deveu-se, principalmente, às vendas registadas nos mercados ditos emergentes, onde o Carrefour registou crescimentos a duplo dígito, contra as descidas nos mercados europeus.

França, o principal mercado do grupo Carrefour, aumentou as receitas em 2,7% para 10,4 mil milhões de euros, enquanto a restante Europa teve uma performance negativa em 2,9%, totalizando 8,17 mil milhões de euros, com especial destaque para as descidas nos três principais mercados: Espanha (-3,4%), Itália (-5,6%) e Bélgica (-9%).

A América Latina foi a região que maior crescimento obteve no segundo trimestre de 2010, com as vendas a evoluírem 34,1% para 4,3 mil milhões de euros, aparecendo a Ásia, também com crescimento a duplo dígito (+21,4%) a reforçar a aposta que o grupo tem vindo a realizar fora dos mercado tradicionais e maduros.

Para Lars Olofsson, CEO do Carrefour, “os resultados foram sólidos, apesar do momento difícil”, destacando o responsável do grupo retalhista francês, os resultados obtidos no mercado doméstico, mas sobretudo na América Latina e Ásia.

No que diz respeito á operação portuguesa, os números do Carrefour indicam uma descida de 0,9% na facturação para 229 milhões de euros, contra os 231 milhões obtidos no mesmo período de 2009.

Relativamente ao primeiro semestre de 2010, as vendas globais do Carrefour aumentaram 5,9% face a igual período do ano transacto, totalizando 48,882 mil milhões de euros. As vendas like-for-like, por sua vez, aumentaram 0,9%, enquanto a expansão (em m2) evoluiu 1,8%.

No que toca às vendas nos mercados onde o Carrefour opera com as várias insígnias e formatos, França registou um crescimento de 2,4% para 20,2 mil milhões de euros, enquanto o restante mercado europeu (excluindo o mercado doméstico do retalhista) teve uma performance negativa de 2,6%, descendo a facturação para 16,2 mil milhões de euros.

As maiores subidas registaram-se na América Latina, com uma evolução de 32,5% nas receitas, totalizando 8,1 mil milhões de euros, enquanto do outro lado, ou seja, na Ásia, o retalhista cresceu 13,3% para uma facturação de 4,3 mil milhões de euros.

Na Europa, as contas do Carrefour indicam uma descida das vendas nos três principais mercados – Espanha (-2,3%), Itália (-4,7%) e Bélgica (-7,6%) – sendo que estes três países são responsáveis por mais de 11 mil milhões de euros da facturação do grupo no Velho Continente.

Na América Latina, por sua vez, destaque para as performances do Brasil (+38,1%) e Colômbia (+33,7%), enquanto na Ásia, a Indonésia foi o país que mais evoluiu.

Já a realidade das vendas em Portugal revela uma descida de 2,1% para 442 milhões de euros.

De referir que nestes seis primeiros meses de 2010, o Carrefour inaugurou ou adquiriu 473 lojas, correspondendo a 350.000 m2, terminando o semestre com 15.669 pontos de venda (1.420 hipermercados, 2.908 supermercados, 6.561 hard discounts, 4.637 lojas de conveniência e 143 cash&carry).

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