Destaque FMCG Marcas

Fileira do peixe investe meio milhão para comunicar “sustentabilidade”

Por a 13 de Julho de 2010 as 15:41

Todo o peixe comercializado em Portugal respeita as regras de sustentabilidade e cumpre os padrões de higiene e segurança alimentar regulamentados pela União Europeia.

Esta é a mensagem que a fileira do pescado, constituída pelas principais associações ligadas ao mar, quer transmitir aos portugueses através do lançamento de uma campanha de marketing.

Alvo de um investimento de meio milhão de euros, a acção de comunicação, que arranca no pequeno retalho e grande distribuição já nas próximas semanas, dá pelo nome “Pescado Controlado”.

E tem três objectivos principais: reforçar o papel do sector das pescas na economia nacional (representa 2,5 mil milhões de euros e emprega cerca de 90 mil pessoas, segundo o “Hypercluster da Economia do Mar”); aumentar o índice de confiança do consumidor no peixe vendido em Portugal e, por último, reforçar os benefícios do consumo de pescado para a saúde, explicou Isabel Tato, directora do departamento técnico e cientifico da Associação Nacional dos Industriais de Conservas, uma das entidades porta-voz deste projecto pioneiro no nosso País.

Peixe já tem BI

“Todo o peixe que entra em Portugal possui certificados que garantem que foi capturado em estrito cumprimento de regras de sustentabilidade estabelecidas pela União Europeia”, garante Pedro da Silva, director da Associação dos Armadores das Pescas Industriais. “O BI do peixe está a avançar com toda a força”.

Manuel Tarré, presidente da Associação da Indústria Alimentar pelo Frio e Administrador da Gelpeixe, garante, por sua vez, que “não há possibilidade de entrar em Portugal peixe que não seja sustentável. Os armadores portugueses não capturam em zonas pesqueiras em extinção nem importam peixe que não respeita as regras comunitárias”.

Segundo dados da Direcção-Geral das Pescas e Aquicultura, fornecidos pela fileira, nenhuma das oito principais espécies capturadas no Continente (sardinha, cavala, carapau, polvo, berbigão, peixe-espada preto, faneca e carapau negrão), que representam 80% do total do desembarque, apresenta sinais de captura excessiva.

Um estudo das Universidades de Yale e Columbia vieram demonstrar isso mesmo, explicam os responsáveis, quando classificaram o sector de pescas nacional em 1º lugar, entre os países da OCDE, no “Índice de Desempenho Ambiental em 2010”.

A campanha de comunicação inclui a criação de materiais para promoção no ponto de venda, a criação de um site, comunicação em rádio, conferências e projectos com escolas/universidades.

NÚMEROS DA FILEIRA DO PESCADO EM PORTUGAL


  • Consumo de 57 quilos de peixe per capita
  • 3º. maior consumidor no Mundo, a seguir ao Japão e Islândia
  • 2/3 do que consumimos é importado
  • 350 mil toneladas e 800 milhões de euros: défice entre importações e exportações
  • 90 mil empregos
  • 2,5 mil milhões de euros

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *