FMCG Marcas

Borba recebe centro para recolher e tratar soros das queijarias

Por a 12 de Julho de 2010 as 12:21

Um centro de recolha, tratamento e aproveitamento de soros provenientes das queijarias vai ser construído em Borba (Évora).

O objectivo é valorizar os resíduos e evitar a poluição provocada pelo actual encaminhamento para os esgotos.

O presidente da Câmara Municipal de Borba, Ângelo de Sá, adiantou à Lusa que o centro vai resultar de um investimento da empresa Eco-Soros-Transformação de Soros Lácteos, que apresentou uma candidatura do projecto, ainda sem decisão, à comparticipação de fundos comunitários.

“Através da parceria entre o município e aquela empresa, pretende-se resolver o problema ambiental proveniente da actividade das queijarias do concelho”, frisou o autarca.

Actualmente, segundo Ângelo de Sá, os resíduos dos cerca de 20 produtores de queijo instalados no concelho, sobretudo em Rio de Moinhos, são alvo de “um pré-tratamento”, mas muitos seguem para o sistema de esgotos.

“Os produtores fazem um pré-tratamento dos efluentes, em especial do soro resultante da transformação do leite, e dão alguns aos animais, mas o resto vai para os esgotos. Este soro polui e estraga muito as Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR)”.

O objectivo é que estes soros recolhidos pela empresa possam depois ser transformados “num bem comercializável”, explicou.

O queijo de Borba, vendido um pouco por todo o País, é exportado, em pequenas quantidades, para França, Brasil e Espanha, constituindo uma das actividades económicas mais importantes daquele concelho alentejano.

Os produtores de Borba, a maior parte deles instalados na zona industrial de Rio de Moinhos, estão integrados na região do Queijo de Évora.

*LUSA

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *