Venda de bebidas aumenta com o calor
As empresas do sector da distribuição estimam que as vendas de bebidas, como água, refrigerantes ou cerveja, nos super e hipermercados tenham aumentado até 40% no início da semana devido à subida das temperaturas em todo o País.
Com os termómetros acima dos 35 graus, os portugueses procuraram aqueles estabelecimentos para abastecer-se de bebidas. O consumo subiu, tanto relativamente à semana anterior, como em comparação com igual período do ano passado, com crescimentos estimados entre 30 e 40 %.
Na Jerónimo Martins, que detém as insígnias Pingo Doce e Feira Nova, assistiu-se uma “subida substancial no consumo de bebidas, especialmente refrigerantes, onde se incluem as águas e as cervejas, nos primeiros dias da semana”, disse à agência Lusa fonte oficial do grupo.
“A subida foi de cerca de 40% face ao mesmo período de 2009”.
Nas lojas Intermarché, do grupo Os Mosqueteiros, “verificou-se, com efeito, nestes últimos dias, um incremento das vendas de água e cerveja”, referiu fonte da Direcção Comercial Alimentar.
Esta tendência “tem sido igualmente notória na venda de outras bebidas, como refrigerantes e sumos”, especificou o grupo.
No Intermarché, quando é feita a análise face à semana anterior, “nos primeiros dias desta semana, as vendas de bebidas não alcoólicas foram alvo de um aumento superior a 30%”.
Já na comparação com o período homólogo de 2009, “podemos considerar que o consumo de bebidas tem sido, efectivamente, maior este ano”.
Entre os produtores de cerveja, que também distribuem águas e refrigerantes, ainda é difícil fazer as contas já que não vendem directamente aos consumidores. Para já, as bebidas compradas pelos portugueses “estão a sair” dos stocks dos intermediários.
No entanto, fonte da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, que detém a Sagres, avançou à Lusa que, com as temperaturas altas dos últimos dias, “todas as bebidas que refrescam com certeza tiveram um pico de vendas”.
Aliás, cerca de 40% das vendas da empresa realiza-se no Verão, em Julho, Agosto e Setembro, acrescentou.
Contactada pela Lusa, a Unicer, igualmente fabricante de cerveja e distribuidora de outras bebidas, optou por não comentar o efeito do calor desta semana nas suas vendas.
Também não foi possível obter a posição da Modelo Continente, do grupo Sonae.
*LUSA