Destaque Distribuição

Estudo mostra que fidelidade à marca continua questionável

Por a 21 de Junho de 2010 as 11:39

Cerca de 51% dos clientes espanhóis compra outra marca caso não encontra a que compra normalmente, avança um estudo recente da TNS, recordando que 46% dos consumidores prefere adquirir sempre a mesma marca.

O estudo da consultora refere que a tendência para a aquisição da mesma marca aumento em categorias como o cacau (72%) ou café (67%), existindo, contudo, consumidores que demonstram não ter qualquer preferência em relação a marcas de consumo (16,3%).

Esta percentagem de “indiferentes” varia segundo as categorias. Por exemplo, enquanto 43% dos inquiridos declarou não ter nenhuma marca preferida nos bombons e doces, cerca de 33% afirmou ter marcas preferidas quando se fala em produtos de limpeza, subindo para 35,8% no caso dos bolos e pastelaria.

Já em relação às promoções e descontos efectuados pelas lojas, 41,5% dos inquiridos admitiu aproveitá-las se englobarem as marcas preferidas, face aos 8,8% que as aproveitam sejam quais forem as marcas abrangidas. Face ao estudo de 2008, a TNS conclui que diminui o número de consumidores que não tem em conta as promoções ou descontos, enquanto se verifica um aumento significativo dos consumidores que admite aproveitá-las para comprar mais produtos.

Finalmente, as promoções ou descontos preferidos dos consumidores espanhóis vai para o desconto directo (cerca de 50%), seguido de 31,2% que prefere a oferta relativas, ou seja, mais unidades pelo mesmo preço, especialmente valorizada nos refrigerantes (41,2%), alimentação infantil (40,8%) e cervejas (39,8%).

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *