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Exportação e e-commerce – Ferramentas de inovação

Por a 9 de Junho de 2010 as 10:55

Muito se tem falado em novas formas de incrementar negócios e de aumentar volumes de vendas e de facturação no seio das empresas. Com a instabilidade vivida no mercado nos últimos tempos, surge a necessidade de se criar e implementar novos métodos de aumentar negócios ou procurar outras formas de trazer retorno para as organizações.

Uma das soluções mais em voga nos últimos tempos é a venda de produtos através de plataformas de e-commerce. Esta ferramenta incrementa eficazmente a comunicação, a negociação e a expansão do negócio, mantendo a longo-prazo a viabilidade do mesmo.

São muitas as vantagens de possuir este tipo de serviço. Entre elas, podemos destacar a disponibilidade permanente (24 horas por dia, 7 dias por semana), maior comodidade no processo de compra, possibilidade de apresentar ao cliente uma maior variedade de produtos, melhorar a imagem da empresa através de um atractivo portal de compras (aumentando, assim, a confiança para quem compra) e reduzir ou eliminar as distâncias físicas.

Outra forma de fomentar alternativas às vendas tradicionais passará, certamente, pelo comércio internacional e pela exportação. Esta situação implica algum investimento por parte das empresas e passa pela tomada de decisões importantes, relativamente a que mercados atacar, que tipo de transporte deve ser utilizado, que tipo de clientes serão os mais indicados, que canais de distribuição desenvolver e como será feita a distribuição dos produtos.

Uma internacionalização será sempre mais bem sucedida quanto melhor se conhecer o país para onde se vai exportar, a sua economia, as suas oportunidades e ameaças e as condições legais para implementar e desenvolver o novo mercado. Muitas vezes, para minimizar custos directos de colocar uma operação num país estrangeiro, uma empresa poderá optar por contratar os serviços de uma Trading Company. Este tipo de empresas não só se encarregará de colocar os produtos nos países alvo, como servirá de consultora em todo o processo de exportação.

Uma área de exportação e de Gestão de Mercados Externos será cada vez mais importante na estrutura de uma empresa, seja ela uma grande multiancional ou uma PME. As comunicações passarão a ser imediatas, com os mais variados países e com as mais variadas regiões do globo, possibilitando os negócios mais diversificados.

Será importante olharmos para as implicações positivas que a Exportação poderá trazer:

Diversificar Mercados

Destinar uma parte da produção para os mercados externos permitirá alargar a carteira de clientes e, por conseguinte, correr menos riscos. Isto é, quanto maior o número de clientes trabalhados, menos dependente a empresa se torna de cada um deles.

Diversificar mercados permite ainda evitar a sazonalidade do produto – por exemplo, quando se exporta um produto que apenas se vende no Verão, ele é vendido numa altura do ano para determinados países e noutra para os países no hemisfério oposto.

Aumento da Produtividade

Aumentando a produção para dar resosta aos mercados internacionais, a empresa dota-se de uma maior margem de negociação na compra da matéria-prima, que lhe pode permitir baixar o custo de fábrica, aumentando assim a sua margem de lucro.

Melhoria na Qualidade do Produto

É outra das grandes vantagens de exportar. Ao destinar determinados produtos para o exterior, a melhoria na qualidade do produto tenderá a aumentar, pois a empresa terá que adaptá-lo às exigências de cada cliente.

Por outro lado, surgirá a necessidade de adquirir nova tecnologia e de desenvolver normas e procedimentos internacionais, que por sua vez acabarão por ser adaptados ao mercado interno, levando assim ao aumento da qualidade.

Melhoria da Empresa

São óbvias as melhorias alcançadas para a empresa quando esta passa a exportar: o seu nome e a(s) sua(s) marca(s) passam a ser conhecidos internacionalmente e sua imagem servirá como mais uma referência à concorrência a nível internacional.

Não podemos esquecer-nos que esta estratégia de exportação só será bem sucedida se existirem os recursos humanos adequados e especializados neste tipo de função. Os Responsáveis de Mercado e os Gestores de Exportação têm um papel fundamental, nomeadamente aqueles com bons contactos internacionais, seja nas grandes cadeias de distribuição, agentes locais ou distribuidores.

Catarina Carvalho, Section Manager HAYS Recruiting experts worldwide [email protected]

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