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Clima para a Mudança – Pequenos Domésticos

Por a 9 de Junho de 2010 as 11:53

No ano de 2009 o mercado europeu de pequenos domésticos mostrou alguma estabilidade apesar da conjuntura económica não ter sido a mais favorável. Apresentou uma ligeira queda em unidades (0,6%) e uma ligeira subida em facturação (0,5%), com especial destaque para os últimos 3 meses do ano.

Foram vários os produtos que dinamizaram o mercado. Em primeiro lugar há que referir as máquinas de café, não só pelo dinamismo que deram ao mesmo mas também porque são o único produto que apresentou crescimentos individualmente em todos os países da Europa Ocidental. Mais, apresentam um crescimento acima dos 50% nos últimos 5 anos e, embora seja um mercado que reage às novidades, os tipos de máquinas mais tradicionais têm vindo a conseguir manter o seu peso no mercado.

Da Categoria de Cozinha, destacaram-se os preparadores de alimentos, da Categoria Lar, os aspiradores trenó com saco (como responsáveis pelo aumento de preço no produto e na Categoria) e da Categoria Cuidados Pessoais, as depiladoras reforçando a tendência “faça-você-mesmo” e os aparadores de barba que vêm suportar a moda masculina: a barba.

Com a crise, o consumidor está de regresso a casa e investe em produtos com mais funcionalidades e que permitam realizar as tarefas domésticas de uma forma mais rápida, eficiente e prática.

O mercado está a ganhar valor

Foi encontrado um trading-up sobretudo em alguns mercados-chave, ou seja, os fabricantes oferecem produtos de mais valor e o consumidor está disposto a pagar mais por estes produtos. Por outro lado, foram encontrados alguns nichos de mercado que assumem um papel fundamental. Para além do crescimento e dinamismos que conferem ao produto que representam, vêm gerar valor para o mercado pois estes apresentam um preço médio superior ao do produto. Também o canal internet veio dinamizar, sobretudo, o mercado das marcas e produto premium.

No ranking dos países, Portugal é o país que mais cresceu em unidades (5,5%) e o segundo que mais cresceu em facturação (6,2%). Registaram-se mais de 3.600 mil unidades vendidas que superaram os 185 milhões de euros.

Também para o mercado Português, não só as marcas continuam a apostar lançando novos modelos mas também os consumidores estão receptivos a essas novidades.

Vanda Frazão, Product Manager Home Appliances & SDA da GfK

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