Distribuição FMCG Logística Marcas

Wal-Mart estuda assumir logística dos seus fornecedores

Por a 8 de Junho de 2010 as 15:51

Segundo avança a revista norte-americana Business Week, a Wal-Mart estará a estudar a possibilidade de assumir os serviços de transporte dos fornecedores nos EUA, ficando responsável pelo serviço de transporte das mercadorias dos fabricantes para as 4.000 lojas do maior retalhista mundial no mercado doméstico, com a intenção de reduzir o preço pago pelos produtos. De acordo com Business Week, a companhia já está a contactar os fornecedores em solo americano para “analisar a viabilidade da ideia”.

O objectivo do retalhista é claro: “ir buscar directamente aos fabricantes os produtos oferecidos nas lojas por um custo menor e, assim, reduzir os preços nas lojas”, explicou Kelly Abney, vice-presidente da empresa na área de transporte à Business Week.

A companhia acredita ter escala para permitir o transporte de diversos produtos, acreditando que estes cheguem às lojas com mais eficiência do que transportados pelos fabricantes. “A ideia é fazer com que os nossos fornecedores se concentrem na produção”, salientou Abney. “A redução de custos gerada a partir desta medida pode aumentar as nossas vendas”, revelou o responsável da Wal-Mart, admitindo que a companhia tem milhares de fornecedores e que já negociou com mais de 100.

A revista norte-americana refere que, para este sistema de logística mais complexo, o retalhista intensificaria o uso da sua frota de 6.500 caminhões e 55.000 reboques para transportar mercadorias directamente dos produtores para levar até as suas lojas. “Isso permitirá que o Wal-Mart, além de utilizar melhor a sua frota, melhore as taxas de entrega no prazo”, admitiu Leon Nicolas, director da consultora Kantar à Business Week, admitindo, também que “o Wal-Mart teria, igualmente, mais poder na negociação dos preços dos combustíveis, graças ao seu maior volume de compras”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *