Harvard estuda êxito da Mercadona
“Na década de 80, a Toyota revolucionou o mercado com a produção de veículos de elevada qualidade a baixo preço através da inversão dos processos industriais e da aposta na formação dos empregados. Actualmente, a Mercadona é a Toyota da distribuição”.
A frase é de Zeynep Ton, professora da Harvard Bussines School, que há cerca de 10 anos estuda o desempenho das cadeias de distribuição.
Em conjunto com Simon Harrow, a docente foi convidada a analisar o caso Mercadona e publica agora o trabalho, utilizado como bibliografia nos cursos do sector para estimular o debate entre os alunos, explica o El País.
O modelo de trabalho interno utilizado pela cadeia espanhola requer o conhecimento exaustivo de todos os empregados.
“A produtividade da Mercadona supera a média da indústria. Em 2008, os 232.260 euros em vendas facturados por empregado são superiores em 18% à media dos restantes supermercados espanhóis”.
As vendas por empregado superaram os 226.749 que registou o Carrefour, a maior cadeia de distribuição em Espanha. Também os 908 euros de venda que atingiu por metro quadrado superou o resultado do Carrefour que registou 564 euros no mesmo indicador.
Um comentário