Destaque Distribuição

Vendas no retalho sobem 0,8% em Abril

Por a 31 de Maio de 2010 as 16:58

Em Abril de 2010, as vendas no comércio a retalho, deflacionadas e ajustadas dos efeitos de calendário e da sazonalidade, registaram um crescimento homólogo de 0,8% (1,9% em Março), informa o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Excluindo o comércio de combustíveis do índice geral, o INE informa que a variação homóloga observada foi de 3,3% (4,5% no mês anterior).

A variação do índice total em termos nominais, também ajustado dos efeitos de calendário e da sazonalidade, foi de 0,7%. O INE indica que o crescimento mais moderado do índice geral resultou das reduções na variação homóloga de 1,8 pontos percentuais (p.p.) do agrupamento de produtos alimentares e de 0,6 p.p. Na variação do agrupamento de produtos não alimentares.

Estes dois agrupamentos registaram taxas de variação homóloga de 3,1% e -1,3%, respectivamente.

A variação mensal das vendas no comércio a retalho, deflacionadas e ajustadas dos efeitos de calendário e da sazonalidade, foi, por sua vez, de 0,4% (-1,3% em Março). O com´rcio de produtos alimentares aumentou 1,6%, de acordo com os dados do INE, depois de uma variação negativa de 0,4% no mês anterior, enquanto o comércio de produtos não alimentares diminuiu 0,7% (variação de -2,1% em Março.

Já quanto à variação média nos últimos doze meses do índice total, esta foi negativa em 0,8%, ou seja, 0,2 p.p. superior à variação observada no mês precedente.

No que diz respeito ao emprego no comércio a retalho, este registou uma variação homóloga de 0,1%, superior em 0,4 p.p. em relação à taxa de variação verificada no mês anterior. Por agrupamentos, verificou-se um aumento homólogo de 1,7% no comércio de produtos alimentares (,16% no mês anterior) e uma diminuição de 1,2% no comércio de produtos não alimentares (-1,8% em Março).

O emprego no comércio a retalho cresceu 0,2% em relação ao mês anterior (-0,2% em Abril de 2009), com contribuição positivas de ambos os agrupamentos. O INE indica que o agrupamento de produtos alimentares apresentou uma variação mensal de 0,3% (0,15 em Abril do ano anterior) e o de produtos não alimentares evoluiu 0,1% (-0,5% em Abril de 2009).

A variação média dos últimos doze meses cifrou-se em -2,2% (-2,4% no mês precedente).

Finalmente, no mês de Abril, a variação homóloga das remunerações brutas foi de 2% (-1,6% no mês anterior), indicando o INE que no comércio de produtos alimentares esta variação foi de 1,8% (-4,7% em Março), enquanto nos produtos não alimentares atingiu os 2,2% (0,9% no mês anterior).

Quando comparado com o mês anterior, o índice das remunerações registou uma variação de 7,9% /4% em Abril de 2009), enquanto a variação média dos últimos doze meses foi de 1,4% negativos (-1,5% em Março).

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *