Destaque Distribuição

Consumo europeu aumenta 9% no 1.º trimestre de 2010

Por a 31 de Maio de 2010 as 12:19

As despesas dos consumidores na Europa aumentaram 9% no primeiro trimestre de 2010, em comparação com o período homólogo de 2009, de acordo com o Relatório de Tendências de Consumo da Visa Europe, produzido conjuntamente com o Markit, fornecedor especializado em pesquisas de mercado e índices económicos.

Segundo este relatório as despesas efectuadas com cartões Visa de débito, crédito e pré-pagos em todo o Continente, ascenderam a 230 mil milhões de euros, comparativamente ao primeiro trimestre de 2009, período em que os europeus transaccionaram um total de 198 mil milhões de euros.

Estes dados impulsionaram o aumento da taxa de crescimento anual para 16,4%, face aos 11,7% registados no último trimestre de 2009. Considerando o aumento do número de cartões Visa emitidos, os dados apontam para um acréscimo de 9% ao ano em despesas nominais. Os gastos com cartões Visa estão, actualmente, a aumentar a uma taxa de crescimento superior à verificada antes da recessão, quando atingiu o pico de 5,8% no final de 2007.

Enquanto os volumes de despesas recuperaram, o valor médio efectuado por transacção está a voltar para os níveis verificados entre 2005 e 2008. Durante este período, a transacção média com cartão situou-se entre os 51 e os 53 euros, tendo decrescido para um mínimo de 48,8 euros no terceiro trimestre de 2009, estando actualmente em 49 euros. Isto foi impulsionado pela redução dos gastos dos consumidores e pelos menores preços de ao nível do retalho, e pode ainda ser atribuído ao crescente número de pessoas que utilizam os seus cartões em transacções de baixo valor. Esta explicação é sustentada no crescimento contínuo verificado ano após ano, no que respeita ao número médio de transacções por cartão.

O forte aumento na utilização de cartões ao longo da última década, indica que 11,2% das despesas dos consumidores europeus no ponto de venda são agora realizadas com cartão Visa e, mais de 70% destes, em cartões de débito Visa. Isto significa que os dados do cartão podem fornecer fortes indicadores sobre o comportamento dos consumidores face às suas despesas.

O relatório, que se baseou na análise das transacções de 399 milhões de cartões Visa de débito, pré-pago e crédito, que se encontram actualmente em circulação, identificou uma forte correlação entre os dados da Visa e os valores da Comissão Europeia sobre a confiança dos consumidores. Os dados da Comissão Europeia revelaram que o sentimento do consumidor em relação à actual situação económica aumentou para níveis elevados, à semelhança dos registados no primeiro trimestre de há dois anos, tendo apresentado os níveis mais baixos ao mesmo tempo que os dados da Visa no primeiro trimestre de 2009.

Os dados iniciais da Visa para o mês de Abril e Maio, sugerem que as tendências positivas verificadas nos gastos com cartão se vão manter no segundo trimestre de 2010. Historicamente, os dados da Visa têm demonstrado uma ligeira vantagem nos números oficiais das vendas a retalho, com melhor performance em 2008 e 2009, data em que era emitido um alerta para uma quebra súbita, contrariando assim o forte crescimento das despesas, registadas até então. Os números robustos da Visa para Abril antecipam a continuação da recuperação do consumo no segundo trimestre.

Steve Perry, Commercial director da Visa Europe, refere que “oconsumo foi duramente afectado pela recessão, mas recuperou com uma rapidez surpreendente. O crescimento está agora mais rápido do que antes da recessão. Isto é muito positivo para a saúde da economia europeia como um todo, representando as despesas dos consumidores um importante motor para este crescimento. O optimismo deve ser moderado, no entanto, factores como a situação económica da Grécia e as preocupações sobre a posição fiscal de outros estados europeus significam que as perspectivas são incertas e que as despesas continuarão a crescer ao ritmo actual. A última década assistiu a um enorme crescimento na utilização dos cartões em toda a Europa e mais de €1 em €9 são transaccionados com cartão Visa. Os cartões de débito, em particular, têm sido o modo de pagamento preferido para muitos consumidores, em substituição do dinheiro ou dos cheques Isto significa que as despesas efectuadas com cartão fornecem um indicador cada vez mais forte sobre as despesas de consumo totais, bem como uma antevisão dos números oficiais”.

Já Chris Williamson, Chief Economist da Markit, salienta que “o crescimento dos gastos com cartões Visa demonstra como as tendências de consumo estão a mudar, e os dados para o primeiro trimestre reflectem um panorama surpreendentemente animador. Esta força de crescimento, reflecte, em parte, a actual tendência para uma crescente utilização de cartões, preferencialmente ao dinheiro, verificada em muitos países, e uma vez mais, a inflação é também levada em conta no crescimento dos gastos reais dos consumidores, que provável que tenham sido mais moderados. No entanto, estes factores não explicam todo o crescimento observado no primeiro trimestre e os dados sugerem que a recuperação europeia está a mostrar alguns sinais de expansão para fora do sector empresarial, para as famílias”.

Os dados preliminares da Visa para os últimos meses sugerem que a recuperação irá continuar no segundo trimestre e que, talvez tenha agora ganho impulso. No entanto, é importante relembrar que as alterações nos gastos, verificadas no último ano, têm sido apoiadas pelo estímulo, sem precedentes, do governo no que respeita aos pacotes. A possibilidade de este desempenho se manter à medida que avançamos para o segundo semestre de 2010, dependerá do modo como o crescimento económico responderá às imposições causadas pela crise, ao desenrolar dos pacotes de estímulo e às medidas de austeridade exigidas para reduzir a dívida pública.”

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *