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Retalho e produção obrigados a colaborar para assegurar crescimento

Por a 25 de Maio de 2010 as 12:40

De acordo com um recente relatório do Planet Retail – “Private Label: The brands of the future” -, apesar da crescente ameaça das marcas próprias, os fabricantes terão de colaborar e trabalhar em conjunto com os retalhista para assegurar um crescimento a longo prazo.

O relatório refere que a produção que utilize tácticas defensivas numa economia fraca poderão prejudicar a brand equity. “Numa recessão, muitos fabricantes respondem à ameaça das marcas próprias com o lançamento de sub-marcas”, refere Matthias Queck, director de research do Planet Retail, adiantando, contudo, que “se estas sub-marcas ajudara, numa primeira instância, a reter/fidelizar consumidores e a não permitir que mudem para as marcas próprias dos retalhistas, a médio/longo prazo podem prejudicar a marca líder”.

A transferência para as marcas próprias da distribuição em forma de racionalização de referências e desenvolvimento dessas marcas marcas pode ter ajudado os fabricantes a encontrar formas alternativas de estar no mercado. Natalhie Berg, directora de research do Planet Retail e co-autora do relatório, refere que “os retalhistas têm afastado as marcas média ao longo dos últimos anos com o avanço das suas marcas próprias. Os fabricantes estão agora a reconhecer a oportunidade para fazer o mesmo ao ir directamente ao consumidor com lojas próprias, serviços e canais online”.

Os analistas do Planet Retail advertem, contudo, que estas tácticas são benéficas em termos de brand awarness, mas que “não constituem centros de receitas próprias. A estratégia de maior sucesso e sustentabilidade para retalhistas e fabricantes é de colaborarem numa joint-venture em forma de plano, promoção e co-branding”.

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