66% das vendas da Mercadona são marca própria
A cadeia de supermercados Mercadona foi o grande motor de crescimento das marcas próprias da distribuição no sector espanhol de grande consumo.
De acordo com o estudo “A distribuição em tempos difíceis. Reacções e Resultados”, da filial da Kantar Worldpanel em Espanha, divulgado pela Europa Press, a Mercadona foi a cadeia que mais contribuiu para o crescimento das marcas brancas da distribuição em 2009 (74% em volume).
Ou seja, quase 7 em cada 10 produtos que a cadeia de distribuição comercializa são de marca própria.
No total, as marcas brancas da Mercadona representam 66,3% das vendas da retalhista em volume, 5% mais do que no ano anterior, em detrimento das marcas de fabricante que caíram 5,2% (de 25,2 em 2008 para 20% em 2009).
Tanto o canal discount, com operadores com o Dia e o Lidl, como os hipermercados (Carrefour e Eroski) têm vindo a perder quota de mercado em Espanha (perda de clientes e redução da frequência de compra).